25/06/07 |   Agricultura familiar

Prosa Rural - Integração lavoura e pecuária

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Junho/2007 - 4ª semana - Regiões Norte, Semiárido e Centro-Oeste/Sudeste

Técnicas para produção integrada de grãos e silagem que ainda ajudam na recuperação e conservação de áreas de pastagens. É no que consiste o Sistema Integração Lavoura-Pecuária.

O sistema consiste em utilizar uma mesma área para o desenvolvimento de culturas agrícolas e a renovação de pastagens. Com esta associação o capim plantado logo após a retirada da lavoura é de qualidade bem melhor pois utiliza os adubos residuais daquela lavoura. O pasto permanece verde por muito mais tempo e a produtividade aumenta. Por outro lado, a lavoura também se beneficia, entre outros motivos, pelo fato de a pastagem servir como cobertura para o solo, protegendo-o.

"No primeiro ano após a implantação desse sistema, o produtor já percebe melhorias", afirma o pesquisador Ramon Costa Alvarenga, que participa do Prosa Rural. O Sistema Integração Lavoura-Pecuária pode ser implantado em qualquer região do Brasil. Segundo o pesquisador, "as propriedades só precisam dispor de áreas onde se possa desenvolver lavouras e pastagens de qualidade". Alvarenga ainda explica, durante o programa, que o elemento florestal também já pode ser integrado a esse sistema, trazendo ainda mais vantagens para o produtor.

Região Norte

Região Semiárido

Região Centro-Oeste/Sudeste

 

Guilherme Viana (MG 06566 JP)
Embrapa Milho e Sorgo

Contatos para a imprensa

Telefone: (31) 3779-1123

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2007