20/11/06 |   Agricultura familiar

Prosa Rural - Controle de resíduos em propriedades agrícolas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Novembro/2006 - 4ª semana - Região Centro-Oeste/Sudeste

O lixo que jogamos nas ruas pode contaminar o solo e a água e ainda se tornar um atrativo para doenças. Para evitar esses problemas é necessário que se dê um destino adequado aos resíduos. Uma pessoa produz em média de 800g a 1.200 kg de lixo por dia. No caso da população rural, apesar do lixo ser em menor quantidade, os danos causado ao solo são iguais ou piores, pois além do lixo doméstico, há o lixo resultante da produção pecuária.

Durante o programa, a equipe da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna-SP) trará informações sobre como fazer o controle de resíduos em propriedades agrícolas. Produtores rurais têm encontrado saídas para o lixo acumulado, como a separação em recipientes diferentes para material orgânico e inorgânico e vendendo o que é possível para os recicladores. O lixo pode ser separado em tipos diferentes de materiais: plásticos, vidro, alumínio e material elétrico. Depois de separado deve ser encaminhado ao serviço de limpeza urbana.

Nas propriedades rurais o lixo orgânico tem grande aproveitamento: restos de colheitas e de alimentos podem ser utilizados em processos de compostagem para a fabricação de adubos naturais. A população do campo precisa ainda ter cuidado redobrado com o destino dados às embalagens de produtos químicos, os agrotóxicos, assim como aos equipamentos e utensílios eventualmente utilizados em sua aplicação.

Região Centro-Oeste/Sudeste

 

Maria Cristina Tordin
Embrapa Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3869-2481

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2006