09/03/06 |   Florestas e silvicultura

Prosa Rural - Reflorestamento com espécie de alto valor comercial

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Março/2006 - 2ª semana - Região Norte

Algumas espécies florestais nativas da Amazônia não apresentam desempenho satisfatório quando implantadas em sistemas de reflorestamento, como é o caso do mogno e do cedro. Por outro lado, espécies exóticas, como a teca, têm chamado a atenção de pesquisadores e empreendedores devido à rusticidade, rápido crescimento, rentabilidade, qualidade e produtividade da madeira.

Durante o programa, a equipe da Embrapa Acre (Rio Branco - AC) trará informações sobre como fazer o reflorestamento utilizando a teca. Quando manejada corretamente, essa planta produz, em média, 250 metros cúbicos de madeira por hectare, sendo sua madeira uma das melhores do mundo, considerada padrão para a avaliação de material de todas as outras espécies.

Devido à qualidade da sua madeira, facilidade de adaptação a diferentes formas de manejo (sistemas agroflorestais, silvipastoril ou povoamentos puros) e por não ter encontrado predadores naturais no Brasil, o reflorestamento com teca abre perspectiva de investimento em áreas já desmatadas e que se encontram subutilizadas em toda a Amazônia.

Região Norte

 

Mauricília Pereira da Silva
Embrapa Acre

Contatos para a imprensa

Telefone: (68) 3212-3272

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2006