01/10/07 |   Produção vegetal

Prosa Rural - Produção de flores tropicais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Outubro/2007 - 1ª semana - Região Norte

A produção de flores tem se mostrado um bom negócio para os produtores do norte brasileiro, trazendo renda, por exemplo, para muitas famílias do Pará. Neste estado, a floricultura apresentou um crescimento da ordem de 30% no período de um ano. Em Belém e região, a produção de flores tropicais ornamentais é um mercado que movimenta anualmente cerca de R$ 35 milhões, envolvendo vendas a varejo e prestação de serviços.

Ismael Viégas, pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, participa do programa e fala das pesquisas sobre a produção de flores tropicais ornamentais, que tiveram início na unidade em 2004 de forma pioneira. Segundo o pesquisador, helicônias, alpínias e bastão do imperador estão entre as flores que têm grande aceitação no mercado, sendo bastante produzidas pelos produtores da região norte. "Com nossas pesquisas, obtivemos resultados que recomendam adubação mineral e orgânica para um tipo de helicônia", afirma Viégas, exemplificando como os resultados das pesquisas podem ajudar os produtores.

Com as informações da pesquisadora Ruth Linda Benchimol, os ouvintes também vão conhecer dicas sobre como identificar e lidar com doenças que afetam a plantação de flores. "O produtor tem que ficar atento ao plantio para ver o que está acontecendo de anormal porque muitas vezes a anormalidade pode não ser uma doença. Mas de modo geral ele tem que observar como estão as folhas, se existem manchas, se elas estão lesionadas, se estão amareladas de forma incomum, e se a planta não está se desenvolvendo normalmente", orienta Benchimol.

Região Norte

 

Izabel Cristina Drulla Brandão (MTb1084-PR)
Embrapa Amazônia Oriental

Contatos para a imprensa

Telefone: (91) 3204-1200

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2007