15/04/05 |   Agricultura familiar

Prosa Rural - Pragas e doenças da bananeira

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Abril/2005 - 2ª semana - Região Norte

A banana é a fruta mais consumida no Brasil. Hoje, são mais de vinte variedades comestíveis conhecidas no País. O baixo nível de adoção de tecnologias e os problemas provocados pelas doenças e pragas afetam drasticamente a produção.

As doenças podem ser provocadas por fungos, bactérias, vírus ou nematoides. O programa desta semana abordará os sintomas e o controle das principais pragas e doenças que atacam a bananeira. entre elas a Sigatoka-negra, Sigatoka-amarela, Mal-do-Panamá, Murcha bacteriana, Moleque-da-bananeira e a Falsa-broca-da-bananeira. A Sigatoka-negra pode provocar perdas de até cem por cento em bananeiras do tipo prata, maça e cavendish.

O primeiro passo para o controle é a identificação correta da doença. Dessa forma, é possível adotar o manejo adequado para o bananal. Mas o modo mais econômico e eficaz de controle de doenças é o uso de plantas resistentes. A Embrapa desenvolveu variedades resistentes às principais doenças da bananeira e a pesquisa continua trabalhando nesse sentido.

Região Norte

 

Síglia dos Santos Souza
Embrapa Roraima

Contatos para a imprensa

Telefone: (95) 3626-7125

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

2005