Notícias

02/06/21 |   Recursos naturais  Manejo Integrado de Pragas

Pesquisadores vão abordar temas sobre meio ambiente em lives no YouTube

Foto: Foto/Claudio Melo

Foto/Claudio Melo -

Afinal, porque os insetos são tão importantes? Será que os ecossistemas se recuperam após o desmatamento? Você sabia que existem inúmeras plantas que as pessoas não conhecem e que só comprovam a riqueza da biodiversidade brasileira? Essas três perguntas serão respondidas pelos pesquisadores Eliana Fontes, Daniel Vieira e Marcelo Simon, todos da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF) durante uma live em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
O evento, agendado para o dia 7/6 (próxima segunda-feira) faz parte de uma série de lives programadas e realizadas por pesquisadores e analistas das Unidades Descentralizadas da Empresa, que começaram nesta quarta-feira, dia 2 de junho, no Canal da Embrapa no YouTube. Para responder às questões acima com uma abordagem que toma como base resultados de pesquisa, Fontes, Vieira e Simon, respectivamente, farão suas lives na sequência, com início a partir das 9h. Abertas ao público, as transmissões ocorrerão por meio do Canal da Embrapa no YouTube.

As temáticas, abordagens e onde assistir cada uma das lives você confere a seguir.

7 de junho (segunda-feira)
   9h às 9h40 - Insetos porquê e para quê?
Abordando o controle biológico como exemplo, será apresentada uma perspectiva ampla sobre a diversidade e importância dos insetos, desmistificando o conceito de que insetos são sempre danosos. Foco na diversidade de papéis ecológicos dos insetos para a sustentação da vida no planeta, incluindo o controle biológico natural e como este modelo de controle natural de populações de organismos na natureza vem sendo usado na agricultura.
Link de acesso: https://youtu.be/bVGkGrhLywQ

Realização: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília/DF)

10h às 10h40 - É possível restaurar os nossos ecossistemas?
   Como os ecossistemas se regeneram após o desmatamento e implantação de atividades agrícolas ou degradadoras, e como podemos auxiliar o processo com a restauração ecológica.
Link de acesso: https://youtu.be/UD6m9viDIPc

11h às 11h40 - A diversidade de plantas no Brasil: conhecimento, usos e ameaças
   Nessa palestra será apresentado um panorama sobre a diversidade de espécies de plantas do Brasil, incluindo aquelas de importância para o homem como os recursos genéticos. Serão abordadas questões sobre a descoberta, documentação e conservação de espécies de plantas.
Link de acesso: https://youtu.be/tqkaMh7H9rs