Notícias

13/06/22 |

Ranking internacional cita pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Nove pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF) estão entre os mais citados da América Latina em 2022. A excelente notícia é resultado do ranking de produtividade internacional feito Índice Científico Alper-Doger (Índice Científico AD). 

Ao todo a Embrapa tem 50 cientistas destacados no levantamento como os mais citados do continente latino americano neste ano de 2022, em um universo de 604 nomes. O ranking é feito por meio de um sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produção científica de cientistas individuais. Embora o ranking seja mundial, o sistema permite saber detalhes por regiões e instituições, tomando como base as características científicas dos pesquisadores. "Este ranking confirma a capacidade, a produtividade e o brilhantismo destes cientistas que nos fazem orgulhosos", diz a chefe da Unidade, pesquisadora Cléria Inglis.

 

Os nove mais citados da Unidade 

 Dario Grattapaglia, Maria Fatima Grossi de Sá, Carlos Bloch Júnior, José Francisco Montenegro Valls, Luciano Paulino da Silva, Elibio Rech, Aldicir Scariot, Samuel Rezende Paiva, Marcelo Simon

A nova ferramenta de ranqueamento é a única que utiliza os valores totais e dos últimos cinco anos com base no índice i10 (sistema de pontuação acadêmica, calculada pelo Google Scholar [Acadêmico], na qual apenas estudos científicos, como artigos e livros, que receberam dez ou mais citações, são considerados), índice h (quantifica a produtividade e o impacto de cientistas baseando-se nos seus artigos mais citados) e pontuações de citação no Google Scholar.

O AD trabalha com 14.153 instituições de 215 países e 10 regiões (África, Ásia, Europa, América do Norte, Oceania, Liga Árabe, EECA (Eastern Europe and Central Asia), BRICS, América Latina e Comesa (Common Market for Eastern and Southern Africa)). O novo sistema é capaz de mostrar a classificação de um cientista individual por 112 assuntos (agricultura e silvicultura; artes; design e arquitetura; negócios e gestão; economia e econometria; educação; engenharia e tecnologia; história; filosofia; teologia; direito e estudos jurídicos; ciências médicas e da saúde; ciências naturais; ciências sociais e outros).

 

Editado em 21/06/22 para correção de link e adaptação do título ao Portal da Embrapa (Mariana Medeiros).

Fernanda Diniz e Deva Heberlê
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

ranking-internacionalnove-pesquisadores-da-unidade