Projetos Projetos

‘Avaliação de Nichos Ecológicos e Riscos Econômicos Potenciais do Ácaro-hindustânico-dos-citros e do Ácaro-vermelho-das-palmeiras no Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa iniciou, em 2017, o projeto ‘Avaliação de Nichos Ecológicos e Riscos Econômicos Potenciais do Ácaro-hindustânico-dos-citros (Schizotetranychus hindustanicus) e do Ácaro-vermelho-das-palmeiras (Raoiella indica, Hirst) no Brasil’, que busca realizar a identificação das áreas em território nacional que podem se mostrar propícias ao estabelecimento dessas duas pragas.
O trabalho pretende avaliar os riscos econômicos potenciais desses organismos através da composição de índices de especialização produtiva com a probabilidade de estabelecimento das pragas (nichos ecológicos). Esses índices permitirão gerar mapas e identificar municípios e Estados que sejam mais ou menos sensíveis a entrada e fixação dos ácaros.
O ácaro-hindustânico-dos-citros e o ácaro-vermelho-das-palmeiras são consideradas pragas quarentenárias presentes, ou seja, já foram identificadas em território nacional. Ambas apresentam ocorrência no estado de Roraima e, caso se espalhem para o restante do Brasil, podem acarretar importante impacto econômico na agricultura, principalmente para as culturas da banana, laranja e coco.

Situação: concluído Data de Início: Tue Jan 01 00:00:00 GMT-03:00 2019 Data de Finalização: Sat Oct 31 00:00:00 GMT-03:00 2020

Unidade Lider: Embrapa Roraima

Líder de projeto: George Correa Amaro

Contato: george.amaro@embrapa.br