Busca de Projetos Busca de Projetos

Tecnologias para destinação de animais mortos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A compostagem é, atualmente, a principal tecnologia recomendada para o tratamento de animais mortos. No entanto, o aumento da escala de produção, aliado à crescente escassez de mão-de-obra nas diferentes regiões de produção no mundo, levou à necessidade de encontrar outras alternativas para a destinação dos animais mortos gerados nas unidades produtoras. A mortalidade de animais em granjas não é desejável, ocorre por várias causas, mas é um fato normal, desde que dentro de taxas aceitáveis. Todavia, o projeto foi desenvolvido para fazer frente à falta de conhecimento científico e de regulamentação oficial no Brasil, com a consequente destinação inadequada desse resíduo da produção com riscos à saúde pública e dos rebanhos, além de contaminação ambiental.

Até a execução do projeto não existia no Brasil uma legislação específica que oriente sobre o melhor destino desses animais mortos. Além disso, não se sabe corretamente em que condições tais atividades são realizadas, nem quais os destinos dos subprodutos gerados e o seu risco de contaminação. Esse tema envolve o processamento na própria granja e em unidades externas às granjas que utilizam-se de diversas formas de tratamento. Neste caso, deverão ser regulamentadas as etapas de armazenamento nas granjas, remoção, transporte e recebimento/armazenamento/processamento dos animais mortos na unidade processadora.

A execução das atividades e planos de ação deste projeto segue uma lógica que tem por objetivo aproveitar tecnologias já existentes para o tratamento e/ou reciclagem de resíduos agropecuários que podem ser adaptadas para o tema em questão, reduzindo esforços e custos de pesquisa. Desta maneira, será realizado um inventário dos arranjos tecnológicos disponíveis e potencialmente aplicáveis ao tratamento e reciclagem dos suínos, aves e bovinos mortos. Estas tecnologias serão adaptadas, se necessário, ao contexto e diversidade da suinocultura, avicultura e bovinocultura brasileira. Tecnologias inovadoras também serão desenvolvidas com o objetivo de aumentar a eficiência de processos e reduzir custos do tratamento dos animais mortos. Finalmente, os resultados alcançados neste projeto subsidiarão políticas públicas e a normatização destas rotas tecnológicas para a sua efetiva incorporação junto ao setor produtivo. Desta forma, a proposta visa reduzir os riscos de transmissão de doenças e contaminação do meio ambiente através do fornecimento de subsídios que orientem e apoiem o MAPA na regulamentação dos procedimentos de destinação de carcaças de animais mortos geradas nas granjas, bem como na disponibilização de soluções tecnológicas.

Situação: concluído Data de Início: Tue Jan 01 00:00:00 GMT-03:00 2019 Data de Finalização: Fri Sep 30 00:00:00 GMT-03:00 2022

Unidade Lider: Embrapa Suínos e Aves

Líder de projeto: Everton Luís Krabbe

Contato: everton.krabbe@embrapa.br