Via Satélite - Informativo da Embrapa Territorial
 
Via Satélite - Informativo da Embrapa Territorial nº 9 | 2023 11 de outubro de 2023
 
 
  • imagem da manchete  
     

    Embrapa analisa dados do CAR e do Censo Agropecuário no Matopiba

    A região de expansão da fronteira agrícola conhecida como Matopiba possui 567.250 unidades rurais. A Embrapa Territorial chegou a essa estimativa por meio do cruzamento espacial das coordenadas geográficas de cada estabelecimento visitado no Censo Agropecuário 2017 e dos limites dos imóveis rurais registrados no Cadastro Ambiental Rural (CAR), por geoprocessamento.

    Leia mais

     
  •  
     
     

     
  • imagem da manchete  
     

    Mapeamento da cafeicultura de Rondônia avança com visitas a propriedades de Alta Floresta do Oeste

    Propriedades rurais produtoras de café foram visitadas pelo pesquisador Carlos Ronquim, da Embrapa Territorial. As visitas fazem parte das ações do projeto de pesquisa “CarbCafé Rondônia”, que visa levantar o carbono estocado no solo e na fitomassa dos cafezais e mapear a cultura em uma área conhecida como Matas de Rondônia, formada por 15 municípios.

    Leia mais

     
  •  
     
     

     
  • imagem da manchete  
     

    Alunos inscritos no Prêmio Abag/RP de Jornalismo visitam Embrapa Territorial

    Os estudantes assistiram a palestras que explicaram o conceito da Inteligência Territorial Estratégica (ITE) e mostraram a aplicação dessa metodologia na pesquisa agropecuária. Entre os cases apresentados, foram detalhados o estudo de uso e ocupação das terras no Brasil, o Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Logística Agropecuária Brasileira (SITE-MLog) e a quantificação do carbono estocado na fitomassa de cultivos agrícolas.

    Leia mais

     
 
 
 
 
 
  SITE Aquicultura   GeoInfo - Infraestrutura de Dados Espaciais da Embrapa   Atlas Escolar da Região Metropolitana de Campinas  
 
Via Satélite - Informativo da Embrapa Territorial. Ano 31 - Edição nº 09, de 11/10/2023. Redação: Alan Rodrigues (MTb JP/CE 2625) e Vivian Chies (MTb 42.643/SP). Chefe-Geral: Gustavo Spadotti. Chefe-Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento: Lucíola Magalhães. Chefe-Adjunto de Transferência de Tecnologia: José Jardine. Chefe-Adjunto de Administração: Luís Gonzaga de Souza. Supervisão do Núcleo de Comunicação Organizacional: Helena Molinari. Editoração eletrônica: Vivian Chies. www.embrapa.br/territorial