Armazenamento das sementes

Conteúdo migrado na íntegra em: 20/12/2021

Autores

José Edmar Urano de Carvalho - Embrapa Amazônia Oriental

Walnice Maria Oliveira do Nascimento - Embrapa Amazônia Oriental

 

As sementes do açaizeiro são classificadas como recalcitrantes, ou seja, perdem ou reduzem drasticamente o poder germinativo com a redução da umidade. Além da sensibilidade ao dessecamento, as sementes também não suportam baixas temperaturas, havendo comprometimento da viabilidade quando mantidas em ambientes com temperaturas iguais ou inferiores a 15 °C. Em decorrência desses fatos, a conservação do poder germinativo das sementes não pode ser efetuada pelos processos convencionais de armazenamento, que têm como pré-requisitos básicos a secagem e o armazenamento em temperaturas baixas.                                                                                                                                                           
Na conservação de sementes de açaí em curtos períodos de armazenamento, em condições de ambiente natural da Amazônia, ou quando se deseja transportar as sementes para locais distantes, podem ser usados dois sistemas. No primeiro, as sementes são estratificadas ou misturadas em substrato úmido, que pode ser tanto serragem como vermiculita, e acondicionadas em caixas de madeira, isopor ou em sacos de plástico. Areia ou apenas terriço não são recomendados como substrato, por apresentarem maior densidade. Nesse sistema, as sementes são dispostas em camadas alternadas com o substrato úmido ou simplesmente misturadas com este e acondicionadas em caixas de madeira, isopor ou em sacos de plástico. Na Embrapa Amazônia Oriental tem-se adotado a proporção volumétrica de uma parte de sementes para uma parte de substrato.
                                                                                                                                                     
No segundo sistema, as sementes são embaladas em sacos de plástico com capacidade para 4 kg de sementes, havendo necessidade de tratamento com fungicida e de enxugamento superficial, de tal forma que o teor de água das sementes seja reduzido para 35,0%. Em ambos os casos, o período de armazenamento não deve ultrapassar 20 dias, pois muitas sementes poderão completar a germinação dentro da embalagem, o que dificulta a retirada das mesmas e condiciona o aparecimento de plântulas anormais.                                                                                                                                                                                         
Entretanto, resultados de pesquisas mais recentes indicaram que a secagem parcial das sementes de açaí até 37,4% de água e o armazenamento em ambiente com temperatura constante de 20 ºC conservam satisfatoriamente as sementes por até 240 dias, ampliando o período de armazenamento da espécie. Na Figura 1, pode-se observar o efeito negativo da temperatura de armazenamento em ambiente a 15 ºC e 10 ºC, durante 12 meses.
 
 

Figura 1.Comportamento germinativo de sementes de açaí com 37,4% de teor de água, armazenadas por 12 meses em 3 temperaturas.
Fonte: Walnice Maria O. do Nascimento; José Edmar Urano de Carvalho.