Estimativas de produtividade

Conteúdo migrado na íntegra em: 20/12/2021

Autores

João Tomé de Farias Neto - Embrapa Amazônia Oriental

José Edmar Urano de Carvalho - Embrapa Amazônia Oriental

Maria do Socorro Padilha de Oliveira - Embrapa Amazônia Oriental

Walnice Maria Oliveira do Nascimento - Embrapa Amazônia Oriental

 

Os dados sobre produtividade de frutos do açaizeiro são ainda inconsistentes. Isto se deve ao pouco conhecimento de práticas culturais e de manejo mais eficientes para a cultura. Na Tabela 1, são apresentadas as estimativas para produtividades do açaizeiro com base na produção da cultivar BRS-Pará para cultivo solteiro e consorciado.
 

Tabela 1. Produtividades estimadas em t//hectare para o cultivo de açaizeiro solteiro e consorciado.

 

Dentro de uma touceira, a planta-mãe é a primeira a entrar em produção por volta do quarto ano do plantio, sendo esta produção insignificante nos dois primeiros anos, crescendo consideravelmente a partir do sexto ano após o plantio. Em pomar implantado em Latossolo Amarelo textura leve, no espaçamento de 6 m x 6 m, manejado com três plantas por touceira, com adubação orgânica e mineral, observaram-se incrementos significativos na produção até o 11º ano, quando a produção atingiu 42,2 kg de frutos/touceira/ano, decrescendo nos anos subsequentes.

Na Coleção de Germoplasma de Açaizeiro da Embrapa Amazônia Oriental, também implantada em Latossolo Amarelo textura média, no espaçamento de 5 m x 3 m, sem desbaste de estipes, a produção, 10 anos após o plantio, foi altamente variável, de 0,1 kg a 50,9 kg de frutos/touceira/ano, evidenciando a influência do genótipo e da procedência.

Em açaizais nativos, manejados para a produção de frutos, com densidade de 1.500 plantas/ha, com cerca de 53% delas em fase de produção, foi registrada produtividade de até 9.000 kg de frutos/ha. Por outro lado, para açaizais não manejados, a produtividade foi de apenas 4.500 kg de frutos/ha, em decorrência da baixa densidade de plantas.