Poda

Conteúdo migrado na íntegra em: 20/12/2021

 

Poda de frutificação

Muito frequentemente, as cultivares do tipo japonês sobrecarregam de frutos. Neste caso, para evitar a carga excessiva ou a alternância de produção, seria aconselhável podar a planta mais severamente do que as cultivares do grupo europeu.

O encurtamento, ou desponte de ramos, é realizado com a finalidade de estimular o crescimento vegetativo e diminuir a carga de frutos, até que a planta ocupe o espaço disponível na linha. Quando o crescimento do ramo é maior que o desejado, o desponte é realizado próximo a um esporão (crescimento determinado).

Em plantas jovens, é importante estimular o crescimento do ramo do ano em 25 a 50 cm, e em plantas em produção, em 25 cm. As plantas de P. domestica, em idade produtiva, devem ser podadas muito levemente.


Poda verde

Esta poda é praticada durante o período de vegetação, florescimento, frutificação e maturação dos frutos, tendo por finalidade melhorar a qualidade e manter a forma da copa através da supressão de partes da planta.

Em árvores novas, é recomendada a poda verde, realizada durante o período de crescimento, para eliminação dos ramos mal posicionados e “ladrões” ou para desponte dos ramos, estimulando bifurcações para condução da árvore na forma desejada.

Nas plantas em produção, é realizada com a finalidade de suprimir ramos nos quais o crescimento seja dirigido para o interior da copa e  aumentar a aeração e iluminação no interior da planta, promovendo-se o aumento da frutificação nas camadas inferiores dos ramos e melhorando a coloração da película dos frutos.