Fenologia

Conteúdo atualizado em: 28/08/2023

Autor

Luciene Froes Camarano de Oliveira - Embrapa Arroz e Feijão

Pedro Henrique Lopes Sarmento - Embrapa Arroz e Feijão

Márcia Gonzaga de Castro Oliveira - Embrapa Arroz e Feijão

 

A escala de desenvolvimento da planta de feijão divide o ciclo biológico nas fases vegetativas e reprodutivas. Estas fases, por sua vez são subdivididas em dez estádios. A fase vegetativa (V) é constituída dos estádios V0, V1, V2, V3 e V4 e a reprodutiva (R), dos estádios R5, 56, R7, R8 e R9 (Figura 1).

V0 – Germinação. A semente absorve água, incha e é iniciada a germinação. A semente rompe o solo. Inicia-se no dia da semeadura em solo úmido, ou, no caso de semeadura em solo seco, no dia em que ocorre a primeira chuva ou irrigação. Esse estádio dura em torno de cinco dias.

V1 – Emergência. Ocorre quando 50% dos cotilédones já são visíveis e começam a se separar. As primeiras folhas simples (folhas primárias) iniciam seu desenvolvimento. Dura cerca de dois dias.

V2 – Folhas primárias. Inicia quando ocorre a abertura e crescimento das folhas primárias. Quando totalmente expandidas ficam na posição horizontal. Dura cerca de quatro dias.

V3 – Primeira folha composta aberta. Surge a primeira folha composta por três folhas menores (trifoliolada) exibe-se completamente aberta e plana. Esse estádio varia de cinco a nove dias.

V4 – Terceira folha trifoliolada aberta. Nesse estádio, a terceira folha trifoliolada encontra-se completamente aberta e plana.  Dura de sete a 15 dias, com o desenvolvimento dos primeiros ramos secundários. Este período é menor nas cultivares de hábito mais ereto (Tipo I) e maior nos de hábitos semi-prostrado, prostrado ou trepadores (Tipos II, III e IV).

R5 – Pré-floração. Os primeiros botões florais tornam-se visíveis. Esse período é menor nas cultivares de tipos I e II, e maior nas do tipo III e IV. Termina quando se inicia o florescimento.

R6 – Floração. Na maioria das cultivares, a abertura das flores ocorre “de baixo para cima” (tipos II, III e IV) e dura cerca de 4 dias. Nas plantas do tipo I, a abertura ocorre “de cima para baixo” e dura cerca de 6 dias.

R7 – Formação das Vagens. As flores já fecundadas murcham as pétalas e verifica-se a formação das primeiras vagens (canivetes). Dura cerca de nove dias.

R8 – Enchimento das vagens. Esse estádio começa com o enchimento dos grãos e aumento do volume das vagens. Ao final desse estádio, as sementes perdem a cor verde e começam a mostrar as características da cultivar. As folhas começam a cair. Dura cerca de 20 dias.

R9 – Maturação. As vagens perdem a cor e começam a secar. As sementes adquirem a cor e brilho característicos da cultivar. Esse estádio dura cerca de 15 dias.

Ilustração: Fábio Nolêto
Figura 1. Estádios de desenvolvimento da planta de feijoeiro