Flora

Conteúdo migrado na íntegra em: 08/12/2021

Autor

Lúcia Helena Piedade Kiill - Embrapa Semiárido

 

A vegetação da Caatinga pode ser definida como um tipo de floresta de porte baixo, que apresenta árvores com ramificação profusa, com formato em pirâmide invertida. A maior parte das plantas apresenta espinhos, folhas pequenas e finas (microfilia), cutículas impermeáveis, perda das folhas na estação seca (caducifolia), sistemas de armazenamento de água em raízes e caules modificados (Figura 1) e mecanismos fisiológicos adaptados às condições climáticas da região, a exemplo do fechamento dos estômatos nas horas mais quentes do dia. A suculência é outra característica desse tipo de vegetação e pode ser registrada principalmente nos cactos e bromélias.    

      Foto: Lúcia Kiill ,2001                                                               Foto: Nilton de Brito ,2009

                      

                          a                                                                              b

Figura 1: Adaptações das plantas da Caatinga. a- perda das folhas na estação seca (caducifólia);  b- raízes modificadas (xilopódios).

 .

A composição da flora da Caatinga não é uniforme e pode variar de acordo com o volume das chuvas, dos tipos de solos, da rede hidrográfica e da ação antrópica   (Figura 2), o que tem dificultado sua classificação.

Até o momento, foram registradas 1.511 espécies, das quais, aproximadamente, 380 só ocorrem nesse tipo de vegetação, com destaque para as Leguminosas que apresentam o maior número de espécies endêmicas.
 
    Foto: Carla Dias,2003                                                                            Foto: Carla Dias,2003
 
           

                                          a                                                                    b

    Figura 2: Tipos de paisagens da Caatinga: a- arbórea-arbustiva e b- gramíneo- lenhosa

  

O estrato herbáceo, presente principalmente na estação chuvosa, apresenta uma diversidade de espécies que desempenham um importante papel para o desenvolvimento sustentável regional devido ao seu valor forrageiro, medicinal e apícola. As gramíneas, as malvas, as leguminosas e as jetiranas se destacam como os grupos mais representativos desse estrato.

Além da importância biológica, a flora da Caatinga apresenta um papel importante para o desenvolvimento sustentável da região, onde suas plantas, de diferentes potenciais, são utilizadas pelos moradores como forrageiras, medicinal, frutíferas entre outros e, se manejadas de forma adequada, podem ser consideradas como uma alternativa para a região. Assim, aqui apresentamos a flora de acordo com os principais potenciais já identificados, aspectos ecológicos, uso sustentável e formas de manejo.