Drimys

Conteúdo migrado na íntegra em: 22/12/2021

Autor

Paulo Ernani Ramalho Carvalho - Consultor autônomo

 

Drimys J. R. & G. Forst. é um gênero primitivo de origem australásica, sendo o de maior área de distribuição geográfica na família, contando com representantes desde as Filipinas e Bornéu, até a Tasmânia.

No continente americano, sua área de ocorrência estende-se desde o Estreito de Magalhães (extremo sul da Argentina e Chile) até o sul do México. Nesse continente, o número de espécies é motivo de divergência, podendo chegar até seis espécies distintas (TRINTA; SANTOS, 1997).

Occhioni e Occhioni (1947) e Reitz et al. (1983) incluem-se entre os que distinguem a espécie brasileira de Drimys winteri, reconhecendo como válido o binômio Drimys brasiliensis Miers. (MARCHIORI, 1997). Segundo Vattimo (1961), o único representante das Winteraceae, que ocorre no Brasil, é esta espécie.

Smith (1943) atribui a D. brasiliensis quatro variedades: campestris (St-Hil.) Miers; retorta (Miers) A. C. Smith; angustifolia (Miers) A. C. Smith e roraimensis A. C. Smith. A variedade angustifolia ocorre na Floresta Ombrófila Densa (Floresta Atlântica), na formação Alto-Montana, no Paraná e a roraimensis ocorre no Amazonas e em Roraima (VATTIMO, 1961).

Contudo, no Brasil, a distinção de diversas espécies ou o reconhecimento de uma única espécie polimórfica não é consenso entre os taxonomistas (SOUZA; LORENZI, 2005).

Ocorrem mais duas espécies no gênero: Drimys winteri Forst., com ocorrência no Chile e D. granatensis na Colômbia.