Notícias

Busca de Notícias Busca de Notícias

09/09/21 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Conselheiro Bruno Portela conhece instalações da Embrapa Agroenergia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Irene Santana

Irene Santana - Conselheiro Bruno Portela se reuniu com chefes da Embrapa Agroenergia

Conselheiro Bruno Portela se reuniu com chefes da Embrapa Agroenergia

O secretário especial adjunto de Produtividade e Competitividade no Ministério da Economia e membro do Conselho de Administração da Embrapa (Consad), Bruno Monteiro Portela, visitou nesta quarta-feira (8/9) as instalações da Embrapa Agroenergia, em Brasília – DF. Acompanhado por Tiago Ferreira, diretor executivo de Gestão Institucional, o conselheiro se reuniu com os quatros chefes da Unidade e visitou o Laboratório de Química de Biomassas e Biocombustíveis e a área de Plantas-Piloto.

Procurador federal e membro da Advocacia-Geral da União, Portela trabalha há 12 anos com a temática de inovação, tendo participado ativamente da criação dos principais Marcos Legais de Inovação no Brasil, com destaque para a Lei de Inovação e o Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador.
 
Alexandre Alonso, chefe-geral da Embrapa Agroenergia, fez uma apresentação sobre a estratégia de atuação da unidade, seu modelo de negócios e foco de atuação (bioeconomia - biocombustíveis e bioprodutos). Alonso mostrou ao conselheiro que a Embrapa Agroenergia tem grande foco na inovação, tendo para isso elaborado e implementado um modelo que influenciou a criação do macroprocesso de inovação da empresa.
 
“Somos uma Unidade nova, mas muito produtiva e antenada com o estado da arte dos mercados em que atua, e inovadora por excelência. Nesses 15 anos de existência, podemos dizer que influenciamos de alguma forma na criação do macroprocesso de inovação dentro da Embrapa”, disse.
 
Alonso explicou que a UD tem uma “pegada” mais industrial, e que por esse motivo conta com expertises diferenciadas na rede Embrapa (química, bioquímica e farmácia), além de uma infraestrutura moderna  para a pesquisa.
 
“Além de contarmos com perfis diferenciados e infraestrutura de ponta, temos uma grande quantidade de ativos pré-tecnológicos, por exemplo, com uma coleção com mais de 10 mil bactérias, fungos, leveduras e microalgas que nos colocam em condição de vantagem comparativa", explicou o chefe-geral.
 
Alonso destacou ainda o fato da Unidade ser a única credenciada pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), além de contribuir na formulação de políticas públicas e em pesquisas com caráter de inovação social.
 
Patrícia Abdelnur, chefe de Transferência de Tecnologia, apresentou à Portela a agenda de inovação e negócios da Embrapa Agroenergia. Abdelnur falou do modelo de inovação aberta e da parceria com a Embrapii no fechamento de acordos de cooperação técnica. Ela apresentou também a carteira de ativos, o portfólio de patentes e as novas iniciativas de inovação aberta da UD, como o edital Inovabio e a criação de um programa de pré-aceleração tecnológica.
 
“Em 2021, já prospectamos 52 possíveis parceiros, dos quais 12 assinaram conosco acordos de confidencialidade. Neste momento, estamos fechando quatro contratos de parceria com o setor produtivo”, contou Abdelnur.  Também acompanharam a visita os chefes de P&D, Bruno Laviola, a chefe administrativa, Patrícia Kalil e o supervisor do Setor de Gestão de Laboratórios, Felipe Carvalho.
 
“Referência na área de energia”
 
O chefe de P&D da Embrapa Agroenergia, Bruno Laviola, conduziu a visita aos laboratórios temáticos da UD e apresentou a infraestrutura e os equipamentos que dão suporte ao desenvolvimento das pesquisas com foco em biocombustíveis e bioprodutos, como um espectrômetro de massas de última geração e cromatógrafos a líquido e a gás utilizados na caracterização de biomassas.
 
“Vocês são uma referência para o Brasil na área de energia, trazendo soluções inovadoras e entregando para a sociedade o melhor serviço que o País poderia ter”, disse o conselheiro ao final da visita, enfatizando que ficou satisfeito ao perceber que o trabalho que a Unidade está fazendo vai além de P&D, mas também gera negócios.
 
Sobre as perspectivas de atuação no Conselho de Administração da Embrapa, Portela afirmou que vislumbra a criação de mais ativos para a Embrapa, buscando demandas concretas da sociedade a fim de colocar no mercado produtos de excelente qualidade. “Gostei muito da visão de inovação aberta da Embrapa, um desafio importante para o qual a Embrapa Agroenergia está preparada”, comentou.
 
Portela finalizou dizendo que fazer parte do Consad é para ele uma grande oportunidade de participar das decisões de uma empresa que já deu muito para o Brasil e ainda tem muito a dar. “Queremos transformar digitalmente a Embrapa e inseri-la dentro de um contexto ‘Embrapa Negócios’ que consiga, por meio da inovação aberta, formar grandes alianças estratégicas não só com o setor produtivo mas com a sociedade em si”.
 
De acordo com o BCA nº 40, de 30.08.2021, compõem o Conselho de Administração da Embrapa (Consad):
 
·       Fernando Silveira Camargo (presidente, representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)
 
·       Bruno Monteiro Portela (representante do Ministério da Economia)
 
·       Caio Mario Paes de Andrade (representante do Ministério da Economia)
 
·       Daniel Klüppel Carrara (membro independente indicado pelo MAPA)
 
·       Marcos Cesar Pontes (representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações)
 
·       Orlando Leite Ribeiro (vice-presidente, representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)
 
·       Selma Lúcia Lira Beltrão (representante dos Empregados da Embrapa) 

 

 

Irene Santana (Mtb 11.354/DF)
Embrapa Agroenergia

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 98124-9815

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

inovacaoconsadbruno-portela