Notícias

Busca de Notícias Busca de Notícias

09/11/21 |   Mercado de Cultivares e Sementes

Dia de Campo na TV aborda cultivo e processamento da canola no Cerrado

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Irene Santana

Irene Santana - Dia de Campo na TV traz resultados da canola no Cerrado brasileiro

Dia de Campo na TV traz resultados da canola no Cerrado brasileiro

 

Os resultados da primeira fase do projeto da Procanola, desenvolvido em parceria pela Embrapa Agroenergia e produtores rurais da Cooperativa Agrícola do Rio Preto (Coarp/DF), são tema do programa Dia de Campo da TV Sistema de Produção Sustentável para o Cultivo e Processamento do Óleo de Canola no Cerrado. O programa começou a ser gravado em março de 2021 e acompanhou todas as fases do plantio da canola na região de Planaltina, a 50km de Brasília.

As filmagens foram realizadas nos plantios experimentais de cinco produtores da região do Rio Preto, associados à Cooperativa Agrícola do Rio Preto (Coarp). O primeiro plantio foi feito no dia 17/3/2021 e a primeira colheita no mês de julho. Os resultados apresentados em outubro mostram que o cultivo da canola é promissor para o Cerrado brasileiro.
 
De acordo com Bruno Laviola, chefe de P&D da Embrapa Agroenergia e líder do projeto,  a produtividade alcançada nos 106 hectares plantados foi de mais de 3 mil kg/ha, mas a média foi mais baixa em função de alguns plantios terem sido feitos em sequeiro e pela falta de chuva.                                                                
“Mesmo com o baixo índice pluviométrico verificado do plantio à colheita, apenas 70 mm ao todo, verificou-se ótimos rendimentos da canola no Cerrado brasileiro e grande potencial de expansão, trazendo ganhos para o setor produtivo local, assim como já aconteceu com a soja e o trigo”, afirma Bruno Laviola, líder do projeto.                                                                                                                                        

O programa traz entrevistas com os produtores Gabriel Pandolfo, Eduardo Tiggeman e Ítalo Meotti, que toparam o desafio de fazer o plantio experimental da canola, com o presidente da Coarp, Valter Baron e também com o presidente da Abrascanola, Vantuir Scarantti, trazendo o panorama nacional e internacional para a cultura. “Toda hora recebemos demanda e por isso esperamos que, com a força das cooperativas, possamos ter até 2030 pelo menos 500 mil hectares de canola plantados no Brasil”, disse.

 
Outro assunto abordado no programa é o apoio que a Embrapa irá fornecer no processamento da canola, para fechar o ciclo da cadeia produtiva não só na parte agrícola, mas também na industrial. A pesquisadora Simone Fávaro, da Embrapa Agroenergia, que será responsável por avaliar a qualidade e o teor do óleo produzido durante o projeto, é uma das entrevistadas do programa.
 
Terceira oleaginosa mais cultivada no mundo, a cultura é uma excelente alternativa para uso em rotação de cultura e na entressafra da soja ou do milho, a chamada safrinha. Seu óleo é um dos mais saudáveis para a alimentação humana, rico em ômega 3, e o farelo tem entre 34% e 38% de proteína, o que o torna ideal para uso como ração animal. 
 
O próximo passo do projeto Procanola será disponibilizar, para a safra de 2022, o aplicativo Procanola, também mostrado no programa, que permitirá ao produtor fazer o acompanhamento virtual de todas as etapas do cultivo, do plantio à colheita. Também será feito o melhoramento genético para desenvolver cultivares específicas para o Cerrado. “O sistema de produção também será aperfeiçoado, especialmente o momento da colheita, para que haja a menor quantidade possível de perdas”, complementa o líder do projeto Bruno Laviola. 
 
Com isso, a Embrapa Agroenergia aposta na otimização da produção de canola no Cerrado, que poderá vir a ser um grande produtor de óleo e proteína vegetal no Brasil. As atividades de pesquisa do projeto Procanola contaram com o aporte financeiro de R$ 680 mil, da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento e Irrigação do Ministério da Agricultura (SDI/Mapa), via Termo de Execução Descentralizada (TED). Confira abaixo a íntegra do programa (reportagem sobre a canola em 6:23). 
 

Saiba como sintonizar

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Irene Santana (Mtb 11.354/DF)
Embrapa Agroenergia

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448-1581

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/