Notícias

Busca de Notícias Busca de Notícias

28/04/22 |   Estudos socioeconômicos e ambientais  Gestão Estratégica  Transferência de Tecnologia

Embrapa Agroenergia participa da Sessão Especial do Senado Federal em homenagem ao 49º aniversário da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Alexandre Alonso, participou na manhã desta quinta-feira (28/4) da sessão especial do Senado Federal que homenageou os 49 anos de fundação da Embrapa. No evento, o senador Elmano Férrer (PP-PI), autor do requerimento que propôs a homenagem e ex-chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, chamou a atenção para o protagonismo da Embrapa na pesquisa agropecuária no Brasil com resultado positivo para o desenvolvimento do País.

“A Embrapa atua na geração de conhecimento e tecnologias para a produção de alimentos, de fibras e de fontes de energia. Sua missão é viabilizar soluções de pesquisa, de desenvolvimento e de inovações para a sustentabilidade da agricultura em benefício da sociedade brasileira”, argumentou.

O presidente da Embrapa, Celso Moretti, destacou que a empresa acaba de disponibilizar para a sociedade a plataforma "Visão de Futuro do Agro Brasileiro", um  estudo amplo sobre o agro brasileiro feito para os próximos 50 anos. "Temos um papel extremamente importante para cumprir e para isso precisamos de uma empresa mais moderna e ágil, de olho no futuro e nas mudanças necessárias", disse Moretti.

Alexandre Alonso destacou a contribuição da Embrapa para a sociedade brasileira e mundial. "A Embrapa completa essa semana 49 anos. Durante esse período a empresa deu inúmeras contribuições ao Agro, a sociedade brasileira e ao mundo. Nossa empresa é conhecida e reconhecida internacionalmente por sua excelência. Aonde vamos, somos sempre recebidos com um sorriso no rosto e uma proposta de parceria. Isso muito nos alegra. Além de comemorar, temos também que projetar o futuro de nossa empresa. É praticamente consenso entre os nossos diversos stakeholders que o melhor está por vir", disse.

O chefe-geral da Embrapa Agroenergia lembrou que o mundo passa por um momento de transição para economias de baixo carbono e para modelos de desenvolvimento sustentáveis, e que isso abrange todos os segmentos de sociedade, incluindo a agricultura e a indústria. "Por esse motivo, a empresa continuará nos, próximos anos, sendo essencial para o Estado brasileiro e para nossa sociedade. Transformamos a agricultura tropical nas últimas 5 décadas e certamente transformaremos a bioeconomia nas próximas. Parabéns a todos que fazem a Embrapa, essa empresa que é orgulho nacional", completou.  

Estiveram presentes na homenagem chefes de UDs e UCs, Diretores, Secretários e Gerentes da Embrapa. Para assistir a cerimônia completa, clique aqui

 

Canola tropical é destaque no Balanço Social da Embrapa

O sistema de cultivo da canola tropicalizado para as regiões do Centro-Oeste e Nordeste, tecnologia desenvolvida pela Embrapa Agroenergia, foi um dos destaques do Balanço Social 2021, divulgado nesta quarta-feira (27) por ocasião do 49º Aniversário da Embrapa. O destaque aparece dentro da temática "Fibras, oleaginosas e cereais". 

Na avaliação, a tecnologia de tropicalização da canola foi testada em 701 hectares e gerou impacto econômico da ordem de R$ 893 mil.  A metodologia avaliou ainda os impactos social, ambiental e institucional da tecnologia. Em sua 25ª edição, o Balanço Social apurou impactos de uma amostra de 169 tecnologias e cerca de 220 cultivares desenvolvidas e transferidas à sociedade em 2021, totalizando um lucro social de R$ 81,5 bilhões.

Irene Santana (Mtb 11.354/DF)
Embrapa Agroenergia

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448-1581

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

embrapa49anossenadofederal