Curso
Agendar 2024-04-09 00:00:00.0 2024-04-10 00:00:00.0 America/Sao_Paulo Uso seguro de esgoto tratado na agricultura <div style=""><div style="color: rgb(32, 33, 36); white-space-collapse: preserve; background-color: rgb(255, 255, 255);"><span style="font-family: Tahoma;">O reúso de efluentes tratados oriundos das atividades agropecuárias é tema que precisa ser melhor conhecido pelos técnicos e agricultores brasileiros. A aplicação de efluente de esgoto tratado (foco principal do curso) promove o aumento na eficiência no uso do líquido e os nutrientes contidos. No entanto, o uso descontrolado e sem critério de efluentes, mesmo que tratado, pode promover contaminação ambiental, ao alimento e ao trabalhador. </span></div><div style="color: rgb(32, 33, 36); white-space-collapse: preserve; background-color: rgb(255, 255, 255);"><span style="font-family: Tahoma;"><br></span></div><div style="color: rgb(32, 33, 36); white-space-collapse: preserve; background-color: rgb(255, 255, 255);"><span style="font-family: Tahoma;">Este curso tem como objetivo, disseminar o conhecimento existente sobre o reúso agrícola seguro de efluentes tratados, incluindo vantagens e limitações. Em formato presencial e gratuito, será realizado em São Carlos/SP, com duração de 16h, sendo 12h de atividades teóricas e 4h de demonstrações no campo.</span></div><div style="color: rgb(32, 33, 36); white-space-collapse: preserve; background-color: rgb(255, 255, 255);"><span style="font-family: Tahoma;"><br></span></div><div style="color: rgb(32, 33, 36); white-space-collapse: preserve; background-color: rgb(255, 255, 255);"><p style="margin: 0px;"><b style="font-family: Tahoma;">Público-alvo</b></p><p style="margin-bottom: 0px;"><span style="font-family: Tahoma;">Agentes multiplicadores que atuam na área, como extensionistas rurais, agrônomos, técnicos agrícolas, gestores ambientais, engenheiros ambientais, técnicos de comitês de bacias hidrográficas, técnicos de cooperativas, profissionais de empresa de saneamento, prefeituras e secretarias estaduais e afins.</span></p></div></div><div style=""><span style="font-family: Tahoma;"><br></span></div><div style=""><font style="font-family: Tahoma;">O curso proposto promoverá a disseminação do conhecimento para os técnicos que, nas suas respectivas atuações, promoverão o compartilhamento das informações nos seus territórios. Na parte teórica, conhecerão as tecnologias, legislação, atual panorama, políticas públicas e exemplos práticos. Na prática, em campo, serão apresentadas  como fazer o reúso de maneira correta, tirando o melhor proveito da ação, com mínimo impacto ambiental e máxima segurança. </font></div><div style="font-size: 10pt; font-family: Arial, Verdana; font-style: normal; font-variant-ligatures: normal; font-variant-caps: normal; font-weight: normal;"><br></div> SAO CARLOS, SP, Brasil Serviço de Atendimento ao Cidadão saneamento.rural@embrapa.br yyyy-MM-dd
Logotipo
Logotipo
Evento presencial

Curso

Uso seguro de esgoto tratado na agricultura

O reúso de efluentes tratados oriundos das atividades agropecuárias é tema que precisa ser melhor conhecido pelos técnicos e agricultores brasileiros. A aplicação de efluente de esgoto tratado (foco principal do curso) promove o aumento na eficiência no uso do líquido e os nutrientes contidos. No entanto, o uso descontrolado e sem critério de efluentes, mesmo que tratado, pode promover contaminação ambiental, ao alimento e ao trabalhador.

Este curso tem como objetivo, disseminar o conhecimento existente sobre o reúso agrícola seguro de efluentes tratados, incluindo vantagens e limitações. Em formato presencial e gratuito, será realizado em São Carlos/SP, com duração de 16h, sendo 12h de atividades teóricas e 4h de demonstrações no campo.

Público-alvo

Agentes multiplicadores que atuam na área, como extensionistas rurais, agrônomos, técnicos agrícolas, gestores ambientais, engenheiros ambientais, técnicos de comitês de bacias hidrográficas, técnicos de cooperativas, profissionais de empresa de saneamento, prefeituras e secretarias estaduais e afins.


O curso proposto promoverá a disseminação do conhecimento para os técnicos que, nas suas respectivas atuações, promoverão o compartilhamento das informações nos seus territórios. Na parte teórica, conhecerão as tecnologias, legislação, atual panorama, políticas públicas e exemplos práticos. Na prática, em campo, serão apresentadas  como fazer o reúso de maneira correta, tirando o melhor proveito da ação, com mínimo impacto ambiental e máxima segurança. 

  • Carga horária | 16h
  • Curso | Restrição de público: Aberta

Mais Informações

Link para inscrições: https://forms.gle/aQVq1dg5nVd1wQpE9 

Em breve será disponibilizada a programação.

Contato

Serviço de Atendimento ao Cidadão
1621072801
saneamento.rural@embrapa.br

Local

  • Embrapa Instrumentação | Embrapa Instrumentação Rua XV de Novembro, nº 1.452, Centro, SAO CARLOS - SP
Voltar para o topo