23/02/16 |   Agricultura familiar  Manejo Integrado de Pragas

Silagem e controle biológico de pragas são temas de dia de campo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Sandra Brito

Sandra Brito - Modelo de armadilha de feromônio com mariposas capturadas

Modelo de armadilha de feromônio com mariposas capturadas

Dia de colheita de milho e sorgo para silagem com ênfase em controle biológico reuniu mais de 60 pessoas em Quartel Geral-MG, na quinta-feira, 18 de fevereiro. O evento foi realizado por duas Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) -  Produtos e Mercado (Escritório de Sete Lagoas) e Milho e Sorgo - em parceria com a Cooperativa de Abaeté (Cooperabaeté), Siccoob Credioeste e Riber KWS Sementes, na Fazenda Lagoa, propriedade do senhor José Lourenço de Paula.

Estudantes, produtores rurais, extensionistas, autoridades municipais e representantes de empresas privadas e de instituições de ensino assistiram às palestras realizadas em quatro estações na fazenda.

Os temas apresentados foram:

Estação 1: "Silagem de milho e de sorgo e escolha de material para silagem", pelo pesquisador José Avelino Santos Rodrigues e pela Riber KWS Sementes.

Estação 2: "Controle biológico de pragas com uso de Trichogramma", pelo pesquisador Ivan Cruz.

Estação 3: "Manejo de lavoura de milho e de sorgo para a produção de silagem", pelos analistas da Sicoob Credioeste, Débora Brito, e da Cooperabaeté, Eduardo Nogueira.

Estação 4: "Distribuição espacial de plantas no plantio direto, com Integração Lavoura-Pecuária", pelo técnico do setor de Transferência de Tecnologia João Batista Sobrinho. Nesta estação, houve também apresentação de tratores pela empresa LS Tractor Triama.

Na Fazenda Lagoa, José Lourenço cultiva aproximadamente 13 hectares de milho e de sorgo, há quatro anos, para fazer a silagem e alimentar o rebanho. "Este foi o primeiro ano em que usei o controle biológico para controlar as pragas. Eu fui nascido e criado na roça, e esta foi a melhor coisa que já fiz na lavoura. O acompanhamento e as orientações dos técnicos da Embrapa e das cooperativas foram muito importantes. O controle biológico funcionou muito bem. Fiquei surpreendido", declarou o produtor.

Sandra Brito (MG 06230 JP)
Embrapa Milho e Sorgo

Contatos para a imprensa

Telefone: (31) 3027-1223

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

milhosorgocontrole-biologicomipsilagam