20/04/16 |   Agricultura familiar

Curso sobre Sisteminha Embrapa no semiárido piauiense

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Robério Sobreira

Robério Sobreira - Construção do tanque para o Sisteminha Embrapa pelos agricultores

Construção do tanque para o Sisteminha Embrapa pelos agricultores

A Embrapa Meio-Norte realizou no período de 11 a 15 de abril três cursos na região do Vale do Guaribas, no semiárido piauiense. Agricultores familiares dos municípios de Picos, Paulistana e Acauã receberam orientações teóricas e práticas sobre implantação do Sisteminha Embrapa associado à criação de galinhas. As visitas técnicas e capacitações fazem parte do rol de ações do projeto Transversal Galinha para Segurança Alimentar e Nutricional e Geração de Renda – PTGC / BSM.

Em Paulistana, agricultores da comunidade remanescente quilombola Barro Vermelho, participaram do curso "Criação de Galinhas na Agricultura Familiar – Módulo 2 – Alimentação, Nutrição e Sistemas Integrados de Criação / Sisteminha Embrapa". O curso teve os seguintes tópicos: Origem da espécie e Sistemas de Criação de galinhas no Brasil e no Mundo, apresentado pelo analista Robério Sobreira; Alimentação e Nutrição de Galinhas, incluindo preparo de rações e possibilidades de utilização de alimentos locais, apresentado pela pesquisadora Teresa Viola e a apresentação sobre o Sisteminha Embrapa, pelo analista Valdemir Queiroz.  "Esse tipo de evento é importante para a interação entre as instituições no desenvolvimento da nossa região. Esperamos que outros projetos que integrem as instituições locais e a Embrapa possam ser desenvolvidos futuramente", comenta Francisco Renato de Carvalho, secretário de Agricultura de Paulistana, parceiro do projeto no município.

Na mesma comunidade foi realizado o curso prático "Instalação do Tanque do Sisteminha Embrapa", ministrado por Valdemir Queiroz. Para esse curso a própria comunidade, de maneira participativa, definiu que tipo de material seria utilizado e produziu filetadores de garrafas PET, além de construir o tanque e deixá-lo pronto para a implantação do Sisteminha.

Em Acauã, agricultores da comunidade remanescente quilombola Angical de Cima também participaram de curso com a mesma temática. A equipe da Embrapa também interagiu com grupos de apicultores que produzem mel para exportação, via Casa Apis, abrindo-se mais um tema a ser contemplando pela instituição junto a este público. Em todos os eventos foram aplicados questionários de prospecção da temática "galinha", trabalho coordenado pela analista Lígia Alves dos Santos.

Robério Sobreira, coordenador do projeto, comenta que mais de cem agricultores familiares, representantes de associações e técnicos da região participaram dos eventos de capacitação. "Ficou clara a importância dessas ações pelo interesse demonstrado pelos produtores. Outro ponto importante foi a consolidação e fortalecimento de importantes parcerias para trabalhos da Embrapa no semiárido", acrescenta.

Eugênia Ribeiro (MTb 1091 / PI)
Embrapa Meio-Norte

Contatos para a imprensa

Telefone: 86 – 3198-0641

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

sisteminha-embrapacurso