06/03/12 |

Adoção do milho transgênico no Brasil é tema de debates

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Agência de Notícias - Embrapa

Agência de Notícias - Embrapa - Adoção do milho transgênico no Brasil é tema de debates

Adoção do milho transgênico no Brasil é tema de debates

O avanço do milho transgênico no Brasil tem sido extremamente rápido. Na safra 2009/10, do total de sementes de milho comercializadas, 39% eram transgênicas. Esse índice saltou para 64% em 2010/11, considerando safra de verão e segunda safra. Já na safra 2011/12, os materiais geneticamente modificados (GM) devem superar 70% das sementes adquiridas pelos produtores, conforme explica o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) José Carlos Cruz.

Foram disponibilizadas 173 cultivares transgênicas na atual safra. Dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) demonstram o predomínio do uso dos híbridos Bt, que apresentam resistência às principais espécies de lagartas, e também o avanço na utilização dos híbridos RR, que têm resistência ao herbicida glifosato aplicado em pós-emergência.

Nesse cenário, em que os materiais GM têm cada vez mais presença e relevância na agricultura brasileira, será realizado um workshop para  avaliar cientificamente o processo de introdução e adoção do milho transgênico  no país, identificando os atuais e potenciais impactos ambientais e socioeconômicos dessa tecnologia.

O Workshop de Milho Transgênico: Realidade e Perspectivas para o Brasil será realizado de 7 a 9 de março em Sete Lagoas, Minas Gerais. O evento tem os seguintes objetivos:

 

- Analisar os aspectos econômicos, estratégicos, tecnológicos e sociais dos eventos de milho transgênico liberados para comercialização no Brasil;
- Analisar estratégias e metodologias de estudo para avaliação da biossegurança ambiental de milho geneticamente modificado (GM);
- Definir grupos de organismos não alvo como indicadores de biossegurança ambiental, definindo protocolos, que serão recomendados para as pesquisas e para os monitoramentos pós-liberação;
- Avaliar as atuais estratégias e propor melhorias para o manejo da resistência de milho GM para insetos-praga e plantas daninhas;
- Gerar e publicar um documento orientador, com base científica, para os diferentes elos da cadeia produtiva, bem como para os tomadores de decisões políticas e condutores de pesquisas, em relação à liberação e à utilização do milho GM, além de subsidiar ações de desenvolvimento político e mercadológico no Brasil.

O workshop é voltado para os principais atores do processo de geração, pesquisa e transferência de tecnologia, ligados à produção e utilização de milho transgênico: pesquisadores, formuladores de políticas agrícolas, profissionais do setor agroindustrial, estudantes e professores de Ciências Biológicas e Agrárias.

As atividades serão organizadas em mesas de discussão, palestras, painéis com debatedores e formação de grupos de trabalho para elaboração de um documento orientador para o futuro.

O evento é uma realização do projeto LAC Biosafety Brasil e das Unidades da Embrapa: Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), Meio Ambiente (Jaguariúna-SP) e Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF).

Interessados em mais informações devem entrar em contato com a equipe organizadora pelo email eventos@cnpms.embrapa.br. ou pelo telefone (31) 3027-1323. A programação completa do workshop pode ser conferida no endereço: http://www.cnpms.embrapa.br/folder_milho_trans_1.pdf

 

Marina Torres (MG 08577 JP)
Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO)
Tel.: (31) 3027-1272
E-mail: marina@cnpms.embrapa.br

Embrapa Milho e Sorgo

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Conteúdo relacionado