21/03/12 |

Pesquisa Inicia Estudo sobre Pagamentos por Serviços Ambientais Hídricos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 

O pagamento por serviços ambientais (PSA), particularmente em recursos hídricos, é cada vez mais aceito no País, com destaque para o Programa Produtor de Água, da Agência Nacional de Águas (ANA), que visa apoiar produtores rurais no manejo conservacionista da terra.

 

 

Pensando nisso, a pesquisadora da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) Rachel Bardy Prado elaborou o projeto "Fortalecimento do conhecimento, organização da informação e elaboração de instrumentos de apoio aos Programas de Pagamentos por Serviços Ambientais Hídricos no meio rural", que pretende verificar a efetividade desses programas, que incentivam o uso correto da água.

"Pretendemos estudar os indicadores, fortalecer o conhecimento, organizar as informações e elaborar instrumentos de suporte aos programas de remuneração pela geração de serviços ambientais com foco na conservação dos recursos hídricos no meio rural", diz a também pesquisadora da Embrapa Solos Marisol Schuler.

Com orçamento previsto de pouco mais de 220 mil reais, duração de três anos e início em abril, o trabalho tem como principais parceiros a ANA e a ONG The Nature Conservancy (TNC).

Evento em Outubro

Rachel e Marisol também fazem parte da AgroHidro, a rede de pesquisa em agricultura e recursos hídricos coordenada pela Embrapa. Entre os dias 15 e 19 de outubro, no Rio de Janeiro, a Rede promove o seminário Água na Agricultura, com a participação da ANA, TNC e diversas ONGs.

 

Carlos Dias ( MTb 20.395 RJ)
Embrapa Solos
(21) 2179-4578
carlos@cnps.embrapa.br

 

 

Embrapa Solos

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/