11/07/13 |

Embrapa instala tecnologias para marcar Dia do Saneamento Básico Rural

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Agência de Notícias - Embrapa

Agência de Notícias - Embrapa - Embrapa instala tecnologias para marcar Dia do Saneamento Básico Rural

Embrapa instala tecnologias para marcar Dia do Saneamento Básico Rural

A partir deste ano o Dia Municipal do Saneamento Básico Rural, comemorado em 10 de julho, entra para o calendário de eventos de São Carlos (SP), como forma de reconhecimento ao trabalho do pesquisador Antonio Pereira de Novaes (falecido em 2011), idealizador da Fossa Séptica Biodigestora e Clorador Embrapa.

O primeiro ato para marcar a data ocorreu em pleno feriado estadual de 9 de julho, numa ação conjunta da Embrapa Instrumentação e Prefeitura Municipal, em um dia de campo para instalação da Fossa Séptica Biodigestora e do Jardim Filtrante. O local escolhido foi a chácara Engenho Velho, no condomínio Valparaíso II, com a presença de vários proprietários rurais.

Diversas autoridades estiveram presentes e demonstraram a intenção de levar essas tecnologias de fácil acesso para outras localidades da zona rural de São Carlos, como o prefeito Paulo Altomani. "São tecnologias simples e quanto mais mostrarmos a importância, mais a ação terá sucesso. A Prefeitura sempre apoiará iniciativas como essa", declarou o prefeito.

A simplicidade das tecnologias e do pesquisador Antonio Novaes também foi lembrada pelo vice-prefeito e secretário de Agricultura e Abastecimento Cláudio Di Salvo. Já o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e Coordenador de Meio Ambiente, José Galizia Tundisi, destacou a importância da parceria que a Prefeitura vem desenvolvendo com a Embrapa Instrumentação em ações com impacto junto à população.

O chefe-geral da Embrapa Instrumentação, Luiz Henrique Capparelli Mattoso, disse que essas ações são possíveis graças às parcerias firmadas, que resultam em preservação ambiental e em melhoria da qualidade de vida. O chefe geral da Embrapa Pecuária Sudeste, Maurício Alencar, destacou que foi a primeira pessoa a receber o Clorador Embrapa das mãos do pesquisador Antonio Novaes.

Para Jesus Luiz Costa, que recebeu o sistema de saneamento básico na chácara Engenho Velho, a tecnologia chegou em hora bastante oportuna, porque, assim como ele, toda a família apoia causas ambientais e desenvolvem ações de preservação da natureza. "Com a instalação do sistema, podemos evitar que o lago do condomínio seja contaminado", disse.

Em São Carlos, dos 221.936 habitantes do município, 8.866 residem na área rural; o total de sítios, fazendas e chácaras de recreio é de 4.084 propriedades, de acordo com dados do IBGE e da Prefeitura. Ainda, conforme esse órgão, 30% das propriedades rurais do município usam fossa rudimentar.

Atentos a esses números e no impacto que as tecnologias podem causar outras autoridades também acompanharam o dia de campo, entre elas, o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Sérgio Pepino; diretores e coordenadores da Prefeitura Municipal e os vereadores Paulo Taú e Rodson Magno – a Câmara Municipal de São Carlos aprovou, no dia 01 de julho, o Projeto de Lei que institui o Dia Municipal de Saneamento Básico Rural.

Com a instalação nesse dia de campo, a Embrapa Instrumentação já contabiliza, em São Carlos, 14 Fossas Sépticas Biodigestoras e 4 unidades do Jardim Filtrante – tecnologia que vem sendo trabalhada há 2 anos para o tratamento da chamada "água cinza", proveniente de pias e chuveiros.

Edilson Pepino Fragalle – Jornalista (MTB 21.837/SP)
Joana Silva – Jornalista (MTb 19554)
Embrapa Instrumentação
(16) 2107-29014 / joana.silva@embrapa.br

Embrapa Instrumentação

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/