08/08/13 |

Embrapa integra projeto de recuperação ambiental com tecnologia simples e de baixo custo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Agência de Notícias - Embrapa

Agência de Notícias - Embrapa - Embrapa integra projeto de recuperação ambiental com tecnologia simples e de baixo custo

Embrapa integra projeto de recuperação ambiental com tecnologia simples e de baixo custo

Com mais de uma década gerando benefícios e promovendo o saneamento básico na área rural, a Fossa Séptica Biodigestora passa a integrar, a partir de agosto de 2013, o projeto de recuperação de nascentes do rio Capim, desenvolvido pelo Instituto Terra, em Aimorés (MG), com o apoio da companhia Vale. A adoção da tecnologia, simples, de baixo custo e de fácil instalação deverá beneficiar cerca de 300 produtores.

Com mais de seis mil unidades instaladas no País, o sistema de saneamento básico na área rural, desenvolvido em 2001, traz impactos econômico, social e, principalmente, ambiental ao deixar de contaminar o lençol freático com o esgoto humano.

A participação da Embrapa tem início com a realização de dois dias de campo – nos dias 14 e 15 – para demonstrar as primeiras instalações, de um total de 180, da Fossa Séptica Biodigestora. O primeiro ocorre no Rancho Bequinha Vieira, no distrito de Mundo Novo de Minas, e o outro na Fazenda Boa Vista, distrito de São Sebastião da Vala, córrego Capinzinho – todos no município de Aimorés.

Os participantes do dia de campo terão a oportunidade de assistir a uma palestra do pesquisador Wilson Tadeu Lopes da Silva, da Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP), unidade responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, sobre os problemas oriundos de fossas rudimentares – as chamadas fossas negras –, as consequências para a saúde e os benefícios proporcionados da Fossa Séptica Biodigestora.

Programa
O programa Olhos D'Água, desenvolvido pelo Instituto Terra e para o qual a Vale está destinando R$ 2 milhões, tem a proposta de proteger e recuperar cerca de 500 nascentes do rio Capim, em Aimorés (MG). A parceria com a Vale teve início em 2012 e se estende até dezembro de 2015, totalizando 40 meses. Além de restaurar as nascentes de afluente que compõe a bacia hidrográfica do Rio Doce, o projeto vai permitir, ainda, que sejam recuperados os ecossistemas naturais do município mineiro associados a essas fontes. A parceria vai beneficiar uma população de 25 mil habitantes da área de influência do rio Capim, número que representa 80% da população do município de Aimorés.

Instituto Terra
Fundado em 1998 por Lélia Deluiz Wanick e Sebastião Salgado, o Instituto Terra é uma associação civil, sem fins lucrativos, que promove a recuperação da Mata Atlântica no Vale do Rio Doce há 15 anos. Atua por meio da restauração ecossistêmica, produção de mudas nativas, extensão ambiental, pesquisa científica aplicada e educação ambiental, em municípios de Minas Gerais e Espírito Santo. Sua sede se localiza na Fazenda Bulcão, em Aimorés (MG), área reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).  O título conserva seu ineditismo por se tratar da primeira RPPN criada em uma área degradada, com o compromisso de vir a ser recuperada. Ao todo, desde sua fundação, o Instituto Terra já contabiliza 7 mil hectares de Mata Atlântica em processo de recuperação no Vale do Rio Doce e a produção de mais de 4 milhões de mudas nativas. E mais que plantar árvores e recuperar fontes de água, desde o início os fundadores se mobilizaram para tornar o Instituto Terra em um pólo irradiador de uma nova consciência ambiental, baseada na recuperação e conservação florestal, aumento da produção agrícola e melhoria da qualidade vida no meio rural. Até o momento, mais de 700 projetos educacionais já foram desenvolvidos para um público superior a 72 mil pessoas, de 176 municípios do Vale do Rio Doce. Mais informações no site www.institutoterra.org.
 
Joana Silva – Jornalista (MTb 19554)
Embrapa Instrumentação
(16) 21072901 / joana.silva@embrapa.br

Maria Helena Fabriz
Instituto Terra – Comunicação
(27) 8134-9077 / mariahelena@institutoterra.org

Embrapa Instrumentação

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/