15/08/13 |

Helicoverpa armigera é um dos temas do 13º Siconbiol

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Agência de Notícias - Embrapa

Agência de Notícias - Embrapa - Helicoverpa armigera é um dos temas do 13º Siconbiol

Helicoverpa armigera é um dos temas do 13º Siconbiol

Realizar o controle de pragas na lavoura é um dos cuidados imprescindíveis em qualquer cultura. Uma das maneiras de fazê-lo é por meio da adoção do controle biológico, técnica que utiliza inimigos naturais, que podem ser insetos, vírus, fungos e até nematoides.

"Com o controle biológico, é possível minimizar a utilização de defensivos agrícolas, dando condições para que os insetos benéficos possam atuar", explica Harley Nonato de Oliveira, presidente da Comissão Organizadora do 13º Siconbiol (Simpósio de Controle Biológico), pesquisador e chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Agropecuária Oeste. "Quando é necessário usar o inseticida, as pesquisas na área procuram identificar quais produtos não afetam o comportamento dos inimigos naturais", completa.

Outras vantagens do controle biológico é que essa técnica não deixa resíduos tóxicos em alimentos, água e solo; diminui o risco de atingir organismos não-alvo; não provoca o surgimento de populações de pragas resistentes; não afeta outras táticas de controle.

Siconbiol
O evento será de 15 a 18 de setembro, em Bonito, MS. As inscrições para participar do evento continuam abertas pelo site, mas os valores com desconto vão somente até essa sexta-feira, 16 de agosto. Para aqueles que não puderem se inscrever agora, será possível se inscrever até 6 de setembro.

Na programação, serão tratados diversos assuntos, tanto em palestras quanto em mesas-redondas, com participação de renomados pesquisadores na área de entomologia, inclusive de outros países. Entre os temas, estão parasitoides, predadores, entomopatógenos, OGM, saúde pública, agroecologia/biodiversidade, mudanças climáticas, plantas inseticidas, controle biológico de doenças de plantas e de plantas daninhas e o controle biológico no manejo integrado de pragas (MIP) de algumas culturas específicas.

Um dos principais temas de discussão e que tem causado preocupação no setor produtivo, Helicoverpa armigera, também será tema no Siconbiol e já possui duas mesas-redondas confirmadas com as seguintes palestras: "Perspectivas do uso de nematoides entomopatogênicos no controle de pupas de Helicoverpa armigera" (Lepidoptera: Noctuidae), com a pesquisadora Vanessa Andaló; "Potencial para o controle biológico de Helicoverpa armigera com o parasitoide de ovos Trichogramma pretiosum", com o pesquisador Ivan Cruz.

"O Siconbiol, que acontece de dois em dois anos, é um dos principais eventos em controle biológico da América do Sul. É promovido pela Sociedade Entomológica do Brasil (SEB) e em 2013 está sendo realizado pela Embrapa Agropecuária Oeste e Universidade Federal da Grande Dourados. Esse fórum também é a possibilidade de interagir com colegas, articular trabalhos em parceria, ampliar contatos e atualizar-se sobre o que há de novo em controle biológico", afirma Harley Nonato.

Sílvia Zoche Borges – Jornalista (MTb-MG 08223JP)
Embrapa Agropecuária Oeste
(67) 3416-9742 / silvia.borges@embrapa.br

Embrapa Agropecuária Oeste

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/