30/08/13 |

Casa da Embrapa em Esteio tem novidades

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Até domingo (1º de setembro), as pessoas que visitarem a Expointer, em Esteio (RS), poderão conhecer tecnologias e produtos desenvolvidos pela pesquisa agropecuária brasileira. Na Casa da Embrapa, instalada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, há informações disponíveis sobre novas cultivares, publicações, tecnologias para saneamento rural, entre outras.

Saiba mais sobre o que pode ser visto na Expointer:

- Seis variedades de batata: Baronesa, Macaca, BRS Ana, BRS Eliza, e, em especial, BRS Clara e BRSIPR Bel, lançadas recentemente pela Embrapa Clima Temperado, de Pelotas/RS, em conjunto com as unidades de pesquisas Produtos e Mercado, Canoinhas/SC, e Hortaliças, em Gama/DF.

- O arranjo tecnológico no tratamento de dejetos suínos para a produção de fertilizante orgânico, que inclui a produção de suínos, com os dejetos servindo de matéria-prima para a compostagem e o enriquecimento do fertilizante, a compostagem, quando os dejetos são distribuídos por uma máquina em um leito com serragem proveniente de madeira de reflorestamento e, por fim, a fábrica de adubo, onde o composto orgânico é peneirado e embalado para comercialização.

- A poedeira colonial Embrapa 051, que oferece uma produção bem superior à das aves coloniais rústicas. Produz de 280 a 300 ovos a cada ciclo, enquanto uma galinha colonial comum atinge 80. A poedeira da Embrapa também é considerada de duplo propósito, com capacidade para produção de ovos pelas fêmeas e de carne pelos machos. Apesar de apresentar características coloniais, ela preserva todas as vantagens da avicultura comercial, como o controle sanitário e a garantia de qualidade do produto oferecido ao consumidor.

- Fossa séptica biodigestor, desenvolvida pela Embrapa Instrumentação Agropecuária, em São Carlos/SP, e apoio da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas/RS, para tratar o esgoto sanitário de forma eficiente e com baixo custo para os produtores rurais, além da produção do efluente que pode ser utilizado como fertilizante de alta qualidade na agricultura.

- Mutação genética natural em ovelhas da raça Santa Inês, identificada por pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF), relacionada ao aumento da ovulação e prolificidade (número de crias por ovelha) é uma descoberta inédita no Brasil, que pode beneficiar significativamente os sistemas produtivos e agricultores familiares.

- O melhoramento genético para obtenção de novas cultivares de frutas, que aumentou a produtividade, a qualidade e adaptação de diferentes espécies frutíferas no país. A cultura do pessegueiro é uma delas. Com estudos realizados pela Embrapa Clima Temperado, em Pelotas/RS, a Metade Sul do estado do Rio Grande do Sul tornou-se a maior produtora da fruta de caroço no Brasil. Entre dezenas de cultivares já lançadas,  quatro delas – BRS Kampai, BRS Regalo, BRS Fascínio e BRS Rubimel – estão sendo apresentadas.

- No Pavilhão do Gado de Leite, a Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS) apresenta três cultivares de forrageiras: BRS Kurumi, BRS Ponteio e BRS Resteveiro; além de disponibilizar mais informações a respeito do Centro de Recria de Touros e Novilhas Selecionadas da Raça Jersey (Certon) e de seu Laboratório de Qualidade do Leite (Lableite).

- Dentre os resultados da pesquisa apresentados pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) estão as cultivares estrangeiras de citros: uma laranja de polpa vermelha, um híbrido de tangerina sem sementes e um limão do grupo Siciliano. Tais variedades são opções interessantes aos produtores que procuram fornecer variedade aos mercados e também aos consumidores.

- A cultivar de aveia BRS Madrugada é o lançamento da Embrapa Trigo para a 36ª Expointer. A BRS Madrugada visa à produção de forragem e matéria seca de planta no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

- A Embrapa Pecuária Sul (Bagé, RS) apresenta tecnologias que contribuem para o aumento da produtividade e melhoria da qualidade da pecuária na região Sul. Serão mostradas três inovações que já se encontram disponíveis para os produtores: a mutação genética Vacaria, que possibilita o aumento da prolificidade em ovinos da raça Ile de France; a cultivar forrageira capim sudão BRS Estribo; e tecnologias visando a qualidade de sementes de forrageiras.

- A busca por insumos eficientes para uma agricultura de base ecológica também é um propósito da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas/RS. A unidade de pesquisas vem trabalhando com fertilizantes orgânicos alternativos como o húmus líquido (adubação orgânica líquida. Esse tipo de adubo é uma opção para o cultivo de hortaliças, sendo obtido pela simples dissolução de húmus sólido de minhocas em água. Sua produção é fácil, tem baixo custo e requer pouco tempo do produtor para seu preparo.

Além de tecnologias, o evento também será marcado por assinaturas do acordo de cooperação técnica com a Ematar/RS-Ascar para desenvolvimento de capacitações a distância para extensionistas; convênio com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a segunda fase da Produção Integrada de Arroz (PIA), para estimular a adesão de produtores; e outro, também com o Mapa, para treinamento de agricultores da cadeia da citricultura.

Há ainda espaço para lançamentos e novidades editorias no espaço da Livraria Embrapa, também com apresentação ao vivo do programa de rádio Prosa Rural, para divulgação de tecnologias da Embrapa e de instituições parceiras.

Para obter mais informações sobre as tecnologias e produtos Embrapa que estão sendo apresentadas na Expointer 2013, clique aqui (/imprensa/noticias/2013/agosto/noticias-expointer-2013).

Secretaria de Comunicação

(61) 34481717

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/