22/11/13 |

Dia de campo sobre sisal mobiliza produtores em Barra de Santa Rosa, PB

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Agência de Notícias - Embrapa

Agência de Notícias - Embrapa - Dia de campo sobre sisal mobiliza produtores em Barra de Santa Rosa, PB

Dia de campo sobre sisal mobiliza produtores em Barra de Santa Rosa, PB

O sistema de cultivo do sisal integrado à pecuária e armazenamento de forragens será o tema do dia de campo que acontece nesta quarta-feira (27), no Assentamento Guaribas, município de Barra de Santa Rosa, PB. O evento será promovido pela Embrapa Algodão (Campina Grande, PB), em parceria com a Emater-PB, Prefeitura Municipal de Barra de Santa Rosa, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barra de Santa Rosa e Associação do Assentamento Guaribas.

A programação terá início às 8 horas e contará com as seguintes palestras: A cultura do sisal em modelo sustentável, Desafio do setor sisaleiro na Paraíba, Comercialização do sisal na Paraíba e O sisal integrado à pecuária e armazenamento de forragens.

O sisal (ou agave) é uma cultura importante para a região semiárida por ser tolerante à seca e se adaptar bem a solos de baixa fertilidade. A Bahia é o principal produtor brasileiro, com 95% da produção nacional, seguida pela Paraíba, com 4%. A atividade promove a ocupação de cerca de 700 mil pessoas, direta e indiretamente.

"Apesar da sua importância, o sisal tem proporcionado baixo retorno econômico aos agricultores, devido aos altos custos de produção, que recaem especialmente sobre o desfibramento e por se aproveitar somente a parte fibrosa das folhas, já que os componentes restantes são considerados subprodutos, com pouca ou nenhuma utilização", afirma o pesquisador da Embrapa Algodão, Manoel Francisco de Sousa.

A Embrapa Algodão vem buscando alternativas para o melhor aproveitamento do sisal por meio de pesquisas como a utilização do sisal integrado à pecuária, consórcio com culturas forrageiras nativas ou naturalizadas do semiárido e aproveitamento do bagaço nas formas in natura, feno ou silagem.

Outra frente de pesquisa busca estabelecer cadeias produtivas que trabalhem desde o plantio até a comercialização do sisal, contribuindo para o resgate da cultura num modelo sustentável, com ampliação das áreas cultivadas e geração emprego e renda.

Programação

8h – Abertura
Primeira estação:
A cultura do sisal em modelo sustentável  - pesquisador da Embrapa Algodão, Odilon Reny Ribeiro

Segunda estação:
Desafio do setor sisaleiro na Paraíba - diretora da Companhia Sisal do Brasil - Cosibra, Maria Amélia Marques

Terceira estação:
Comercialização do sisal na Paraíba - presidente da Cooperativa Agroindustrial do Compartimento da Borborema – Coopaib de Pocinhos, Antônio de Pádua Chaves

Quarta estação:
O sisal integrado à pecuária e armazenamento de forragens - pesquisador da Embrapa Algodão, Manoel Francisco de Sousa.

Serviço

Dia de campo sobre Sistema de cultivo do sisal integrado à pecuária e armazenamento de forragens
Data: 27 de novembro, quarta-feira
Horário: 8 horas
Local: Assentamento Guaribas, município de Barra de Santa Rosa, PB

 
Edna Santos – jornalista (MTB-CE 01700)
Embrapa Algodão
E-mail: edna.santos@embrapa.br
Tel.: (83) 3182-4361

Embrapa Algodão

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/