10/12/13 |   Transferência de Tecnologia

Prosa Rural sobre mosca-branca vai ao ar em dezembro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Agência de Notícias - Embrapa

Agência de Notícias - Embrapa - Prosa Rural sobre mosca-branca vai ao ar em dezembro

Prosa Rural sobre mosca-branca vai ao ar em dezembro

O rádio figura entre os diversos meios empregados pela Embrapa, na força-tarefa emergencial para o controle de pragas de grande importância econômica. Assim como a Helicoverpa armigera foi objeto de um programa especial, no mês passado, agora chegou a vez da mosca-branca, que também causa sérios prejuízos às lavouras brasileiras.

Sob o título de ‘Mosca-branca: o desafio de controlar uma praga', o programa radiofônico foi realizado pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), em parceria com a Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antonio de Goiás, GO), para ser veiculado por 1.300 rádios parceiras. Os internautas, por sua vez, podem encontrá-lo na grade de dezembro do Prosa Rural. Em breve, também estará no sistema Infoteca-e.

 

Um CD com o programa ainda vai compor o kit a ser utilizado pela Caravana Embrapa de Alerta para Ameaças Fitossanitárias, realizadas de dezembro de 2013 a março de 2014, em todas as regiões do Brasil.

A praga

As moscas-brancas são conhecidas no Brasil desde o ano de 1928. Contudo, no início dos anos de 1990, uma espécie mais agressiva de mosca-branca chegou ao País. Seu alto poder de destruição a colocou, então, no rol das principais pragas agrícolas.

 

Desse modo, o Prosa Rural especial sobre a mosca-branca apresenta alternativas de controle dessa praga, que pode infestar, rapidamente, lavouras de soja, feijão, algodão, tomate, pimentão, batata, repolho e plantas ornamentais entre tantas outras. O ouvinte vai saber que nem mesmo a vegetação espontânea escapa da praga.

Ao todo, são mais de seiscentas as espécies hospedeiras da mosca-branca, um inseto sugador de seiva, que mede pouco mais de um milímetro, e na verdade não é uma mosca.

MIP

O programa chama a atenção para o fato de o Manejo Integrado de Pragas, conhecido como MIP, ser a tática mais eficiente para controlar a mosca-branca. E faz um alerta sobre a importância de se eliminar os restos das culturas, depois de colhidas, para evitar a hospedagem da praga.

 

Além de detalhar as características da mosca-branca para o ouvinte, o Prosa Rural menciona, entre outros aspectos, as doenças que ela pode transmitir, como o mosaico-dourado, que ataca o feijão.

O ouvinte do Prosa Rural também vai saber que, em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Associação Brasileira de Produtores de Soja (Aprosoja) e a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), a Embrapa faz parte do grupo de trabalho responsável pela elaboração do Programa Nacional de controle de Lagartas e Mosca-branca.

 

Mônica Silveira – jornalista (682/05/34/DRT-DF)
Embrapa Informação Tecnológica
Email: monica.silveira@embrapa.br

Embrapa Informação Tecnológica

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/