28/01/14 |

Embrapa leva nova cultivar de soja e manejo de pragas ao Show Rural Coopavel

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Agência de Notícias - Embrapa

Agência de Notícias - Embrapa - Embrapa leva nova cultivar de soja e manejo de pragas ao Show Rural Coopavel

Embrapa leva nova cultivar de soja e manejo de pragas ao Show Rural Coopavel

O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é uma ferramenta importante para garantir a produtividade e a sustentabilidade do agroecossistema. É também fundamental para combater novas pragas, como a Helicoverva armigera, que vem infestando as lavouras brasileiras nos últimos meses. Esse tem sido o enfoque da Embrapa, que vai apresentar aos produtores, técnicos e visitantes do Show Rural Coopavel 2014, no período de 3 a 7 de fevereiro, em Cascavel (PR), informações sobre o MIP, junto com os mais inovadores resultados de pesquisa de 18 Centros Nacionais da Embrapa.

Confira abaixo o lançamento da Embrapa para a safra 2013/2014 e as tecnologias que serão apresentadas na Vitrine de Tecnologias, na Unidade Didática Agroecológica e na Casa da Embrapa, espaços onde a Embrapa participa no Show Rural Coopavel 2014.

Lançamento: BRS 359RR, soja precoce com alto potencial produtivo

Lançamento da Embrapa na safra 2013/2014, a cultivar de soja BRS 359RR é transgênica de ciclo precoce, que junto à semeadura antecipada, favorece o plantio do milho safrinha na melhor época. A cultivar possui crescimento indeterminado e alto potencial produtivo.

A BRS 359RR é indicada para a Macrorregião 2, que compreende as regiões norte, oeste e noroeste do Paraná, para as regiões sul e centro-sul do Mato Grosso do Sul e para região de Paranapanema (SP). Possui grupo de maturidade 6.0 e hábito de crescimento indeterminado. "É uma cultivar que registra alto potencial e permite o cultivo antecipado da soja, possibilitando ao agricultor tempo suficiente para o plantio da safrinha do milho", reforça a pesquisadora da Embrapa Soja (Londrina, PR), Divania de Lima.

As cultivares de soja da Embrapa proporcionam boas safras para os agricultores brasileiros, aliando bons rendimentos com um forte programa de sanidade. A BRS 359RR possui resistência às principais doenças, como a podridão de fitóftora, nematoide de galha meloidogyne incógnita, podridão parda da haste e cancro da haste. Além de ter tolerância ao acamamento, podendo ser cultivada em regiões com altitude um pouco mais elevadas.

A BRS 359RR será lançada oficialmente pela Embrapa Soja e Embrapa Produtos e Mercado (Brasília, DF), em parceria com a Fundação Meridional, na 26ª edição do Show Rural Coopavel.

Vitrine de Tecnologias

Área de 8.000m2 onde são apresentadas variedades e tecnologias referentes às culturas da soja, feijão, milho, sorgo e forrageiras. Serão cerca de 20 cultivares e 10 tecnologias desenvolvidas especialmente para o produtor que quer um material com a credibilidade da Embrapa.

Serão apresentadas cinco cultivares de feijão, oriundas do programa de melhoramento genético da Embrapa conduzidos em parceria com outras instituições. Entre as cultivares apresentadas estão a de grão rajado, BRSMG Realce, e as do grupo de feijão tipo carioca, BRS Estilo e a BRS Ametista. Em relação ao grupo comercial preto, serão mostradas duas cultivares: a BRS Campeiro e a BRS Esplendor. Todas as cultivares apresentam bom rendimento e possuem resistência às principais doenças que atacam a cultura.

A Embrapa também vai apresentar uma coleção de variedades de soja. As cultivares apresentam ótimo desempenho e são indicadas para diferentes regiões de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e região sul de Mato Grosso do Sul. Serão cinco cultivares de soja convencional - BRS 283, BRS 284, BRS 232, BRS 257 e Embrapa 48. Além de duas variedades de soja transgênica (com tolerância ao herbicida glifosato), a BRS 360RR e BRS 359RR.

Espécies forrageiras e informações sobre seu manejo também serão apresentadas ao visitante, além de um dispositivo conhecido como "Régua de Manejo das Pastagens". Trata-se de um suporte rí­gido gravado com a indicação dos momentos de entrada e saída dos animais nos piquetes de oito espécies de capim. Também será destaque a forrageira BRS Zuri, adaptada a solos de média a alta fertilidade.

Na Vitrine, ainda serão apresentadas outras tecnologias, tais como minimilho, Integração Lavoura Pecuária, sorgo para corte e pastejo, sorgo para silagem, milho para silagem, controle biológico, cuidados com a área de refúgio e Manejo Integrado de Pragas.

Estação do Conhecimento terá mini-palestras

A Vitrine de Tecnologias da Embrapa irá abrigar a Estação do Conhecimento, tenda onde serão apresentadas palestras rápidas com orientações práticas aos produtores. Para esta edição do Show Rural, as palestras abordarão os seguintes temas:

 

  • Principais Doenças na Cultura da Soja e Estratégias de Manejo;
  • Manejo Integrado de Pragas na Cultura da Soja, com ênfase na Helicoverpa armigera;
  • Manejo Integrado de Pragas na Cultura do Feijoeiro com foco em Mosca Branca;
  • Produção de Sementes na Pequena Propriedade;
  • Ponto de Ensilagem (milho e sorgo);
  • Integração-Lavoura-Pecuária como estratégia para a recuperação de pastagens e para a produção de palhada no sistema de plantio direto;
  • Produção e Processamento de minimilho.

Unidade Didática Agroecológica

Nesse espaço a Embrapa, em conjunto com a Emater-PR, Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA), Instituto Agronômico do Paraná, Coopavel, Itaipu Binacional e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), demonstra os princípios da Agroecologia e a diversidade de cultivos, onde se empregam técnicas com baixo impacto ambiental, acessíveis aos agricultores, com diferentes fontes de renda e possibilidades de agregação de valor. Nesta edição, serão apresentadas pela Embrapa cultivares de soja para sistemas de base ecológica, milho de alta qualidade proteica, fixação biológica de nitrogênio e armadilha para captura de percevejos em soja.

Casa da Embrapa

Na Casa da Embrapa o visitante poderá conferir, de forma interativa, imagens em detalhes, vídeos e entrevistas sobre um dos principais desafios enfrentados na última safra de verão: o Manejo Integrado de Pragas, com ênfase na Helicoverpa armigera.

Técnicos e produtores terão a oportunidade de conhecer softwares e tecnologias que podem ser consultadas pela internet e que ajudam o produtor rural na informatização de atividades agrícolas e aproveitar para adquirir as publicações da Embrapa. Serão cerca de 190 títulos para comercialização a preços bastante acessíveis. Ainda terão acesso aos resultados de pesquisas que colaboram com o futuro da agropecuária, referentes a diversas áreas como grãos, frutas e hortaliças, produção animal, solos, florestas e meio ambiente.

Grãos, frutas e hortaliças

Além de amostras de sementes de feijão, abóbora e azevém e mudas de batata-doce, capim elefante anão e cana-de-açúcar, o visitante poderá conferir na Casa da Embrapa:

Melhoramento genético de Uva - serão apresentadas quatro cultivares de uva. A BRS Magna, para processamento de suco; BRS Vitória que é a primeira cultivar de uvas sem semente brasileira tolerante ao míldio; BRS Núbia, uva preta de mesa com sementes que tem como característica principal o fato de demandar menos mão de obra para manejo do cacho, além da BRS Isis, uva de mesa vermelha, sem sementes, e também resistente ao míldio.

Monitoramento Integrado de Pragas – baseado em um conjunto de táticas que permitem o monitoramento da lavoura, subsidiando a tomada de decisão pelo produtor. Na Casa da Embrapa, o visitante terá acesso a informações sobre o Monitoramento Integrado de Pragas nas culturas dos citros, da bananeira, mamoeiro e abacaxizeiro, além do MIP-Soja.

Produção animal

Entre as tecnologias, serão apresentadas o projeto leitão ideal, Central de Informações de Aves e Suínos (CIAS), Software de Granulometria (Granucalc), arranjo tecnológico no tratamento de dejetos suínos para produção de fertilizante orgânico e iLPF. Também será apresentado ao visitante:

Balde Cheio e Bifequali TT – ações de transferência de tecnologia que promovem o desenvolvimento da pecuária de leite e de corte. A proposta é oferecer soluções para tornar a atividade dos produtores mais rentável e sustentável. A produção intensiva de leite é a combinação do uso de tecnologias e a gestão eficiente da propriedade, o que resulta no aumento da produtividade e dos ganhos econômicos. Adaptada à condição de cada produtor, possibilita a produção de mais de 20 mil litros de leite por hectare ao ano.

Controle estratégico de carrapatos-dos-bovinos - pesquisas voltadas para o conhecimento do ciclo biológico do carrapato mostraram que há uma fase do ano em que os carrapatos estão mais frágeis. Este é o momento de fazer o controle estratégico. É preciso dar o banho carrapaticida nos animais no momento certo, utilizar equipamentos adequados e empregar outras técnicas, como os "animais sugadores".

Solos, florestas e meio ambiente

Na Casa da Embrapa, os visitantes poderão obter informações sobre a aferição da deposição de gotas nas pulverizações agrícolas e sobre a aplicação de práticas de transição ecológicas. Também conhecerão o fertilizante organomineral granulado, obtido a partir de cama de frango e o Mapa de Solos do Paraná. Ainda serão apresentados os resultados do projeto "Florestas energéticas", com o objetivo de otimizar e viabilizar alternativas ao uso de fontes energéticas tradicionais não renováveis por meio da biomassa de plantações florestais de forma sustentável.

Serviço

O Show Rural Coopavel 2014 será realizado de 03 a 07 de fevereiro no Centro Tecnológico Coopavel, na BR 277, km 577.

 

Elizabete Antunes (MTb 744/DF)
Secretaria de Comunicação da Embrapa
Contato: (61) 3448-4284 – elizabete.antunes@embrapa.br
Com informações de Giovani Capra (MTb/RS); Gisele Rosso (MTb/PR 3091); Nadir Rodrigues (MTb/SP 26.948) e Rodrigo Peixoto (MTb/GO 1.077).

Secretaria de Comunicação da Embrapa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/