01/07/96 |

Porco light tem mais carne e dá mais lucro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, lançou na Expointer/96 o porco Embrapa MS58. É um reprodutor que permitirá incrementar em R$ 2,20 a receita do produtor por animal entregue na indústria. A grande novidade do novo porco é que possui mais carne por quilo de animal. Ele foi obtido a partir de pesquisas de melhoramento genético e é resultado do cruzamento de três raças.

"O macho híbrido Embrapa MS58" é um reprodutor destinado a produzir, em cruzamentos com fêmeas híbridas de raças brancas de alta prolificidade, suínos para abate com maior rendimento industrial de carne e menor quantidade de gordura. Pela redução no volume de gordura que foi possível obter no Embrapa MS58, esse macho já foi apelidado de «Suíno Light». Os testes que comprovaram sua capacidade de gerar mais carne por quilo de carcaça foram feitos em dez granjas comerciais vinculadas à Cooperativa Central Oeste Catarinense - Coopercentral, de Chapecó (SC).

O pesquisador Jerônimo Fávero, da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia, SC), explica que é intenção da empresa colocar esses porcos «de forma mais rápida possível no mercado e com um custo baixo para os produtores, de modo a permitir o aumento de sua renda». O primeiro convênio foi feito com a Coopercentral, para entrega de 120 matrizes. Elas vão gerar, ao final de um ano, 850 reprodutores a serem repassados a criadores. Esta mesma forma de cooperação deverá ser feita com pelo menos outras quatro cooperativas nos próximos meses.  

Tema: Produtos Agropecuários\Pequenos Animais\Suínos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/