01/07/96 |

Uma soja do gosto que o brasileiro quer  1996

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento está desenvolvendo o mais completo programa do mundo de utilização da soja como alimento. Chamado "Soja na Mesa", é baseado em um novo sabor, diferente daquele que o brasileiro está acostumado. Este novo sabor é resultado de técnicas desenvolvidas pelos pesquisadores da Empresa.

A produção nacional de soja atinge, hoje, mais de 23 milhões de toneladas graças ao uso de tecnologia. O brasileiro, entretanto, ainda não descobriu que a soja pode ser transformada em alimentos saborosos. Como resultado, o uso da soja é limitado a servir de ingrediente para produtos industrializados e óleo.

Para superar o problema, o Centro Nacional de Pesquisa de Soja (Embrapa Soja, Londrina, PR) está investindo no melhoramento genético para desenvolver a "super soja", que reúna poder nutritivo, produtividade e resistência às doenças e pragas. É fundamental, entretanto, já possuir sabor agradável ao paladar do brasileiro. Enquanto esta "super soja" não é obtida, a pesquisa já desenvolveu técnicas par eliminar o sabor característico da soja. Estas técnicas já estão dominadas e são divulgadas pela Embrapa Soja através de cursos, palestras, publicações e de assessorias técnicas.

Um dos resultados mais imediatos do programa é a implantação, em diversas cidades, com assessoria da Embrapa Soja, de programas de melhoramento de extrato de soja. A produção é feita através de "vacas mecânicas". Este aparelho, já com uso no mundo todo, é capaz, por exemplo, de produzir leite de soja e tem salvado a vida de milhares de crianças. Rolândia, no Paraná, é uma das cidades onde o programa está instalado. Ali é produzido pão com o resíduo que sobra da produção de extrato de soja. Este pão é vendido mais barato do que o francês.

Desenvolvido por especialistas em alimentos, o programa é resultado do investimento da Embrapa Soja na identificação de técnicas que alterem o sabor original da soja. Agradando o paladar do brasileiro é possível tornar o uso da soja um hábito, aumentar o valor nutritivo da alimentação do brasileiro e aproveitar a produção nacional, que hoje em boa parte é exportada.

A soja é um alimento capaz de enriquecer, a baixo custo, a dieta do brasileiro. Seu poder nutritivo eqüivale ao da carne. É rica em proteínas, carboidratos, minerais e vitaminas. Várias pesquisas médicas demonstram, também, que a soja é útil na prevenção de doenças e reabilitação de organismos debilitados.

Receitas

Biscoitos Casadinhos

Ingredientes

3 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 e 1/2, xícara (chá) de farinha de soja 250 gramas de margarina 1 xícara (café) de açúcar Mel ou geléia de frutas para rechear

Modo de Preparo: Preparar um creme com a margarina e o açúcar e adicionar as farinhas, até formar uma massa. Abrir a massa com auxílio de um rolo. Cortar a massa em rodelas com cerca de 3 cm de diâmetro, dispondo-as em assadeiras sem untar. Levar ao forno pré-aquecido em temperatura alta. Deixar o fogo e assar por, aproximadamente, cinco minutos. Os biscoitos deverão ser retirados do forno bem clarinhos. Esperar esfriar, passar mel ou geléia nas rodelas e uni-las uma a outra. Rendimento: cerca de 120 biscoitos pequenos

Biscoitos Mimosos

Ingredientes:

1 xícara (chá) de polvilho doce 1 xícara (chá) de fubá 1 xícara (chá) de farinha de soja 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar 100 gramas de margarina 3 ovos

Modo de Preparo: Fazer um creme com a margarina, o açúcar e os ovos. Acrescentar os ingredientes secos, amassar com as mãos até formar uma massa homogênea. Abrir a massa com o auxílio de rolo sobre uma superfície lisa e limpa. Cortar os biscoitos no formato desejado. Levar para assar, em fôrma untada e polvilhada com farinha de trigo, em forno médio, por 15 minutos.

Farinha de soja

Ingredientes:

-1 kg de soja em grãos escolhidos e sem lavar

Modo de Preparo: Colocar a soja em água fervente com 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio e cozinhar por cinco minutos. Escorrer a água e lavar os grãos em água corrente, esfregando-os entre as mãos para retirar as cascas. Colocar novamente em água fervente, com 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio e cozinhar por mais cinco minutos. Escorrer bem os grãos e colocá-los para secar sobre um pano de algodão limpo e seco ou sobre papel toalha, por cerca de uma hora. Torrar os grãos no forno, em fogo baixo, por cerca de uma hora, mexendo sempre com o auxílio de colher de pau (como para torrar amendoim). Triturar os grãos torrados no liquidificador ou em máquina de moer carne. Peneirar a farinha obtida, utilizando uma peneira fina e guardar em vasilha seca e tampada.

As vantagens da soja como alimento:

•É produzida em grande volume na maior parte do Brasil •Alto valor nutricional •Custo relativamente baixo •Ajuda a prevenir doenças

Processo desenvolvido pela Embrapa Soja para modificar o sabor

•Utilizar grãos limpos, inteiros e sem impurezas (não quebrar ou esfregar os grãos) •Cozer ou torrar antes do consumo •Adicionar bicarbonato de sódio •Não guardar em local úmido e não colocar os grãos de molho em água fria antes do cozimento  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Soja 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/