01/07/96 |

Conheça a quinoa, um cereal boliviano

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Um produto ainda desconhecido no Brasil, a quinoa, foi uma das novidades apresentada durante o 5º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, realizado em Goiânia, de 17 a 21 de junho, promovido pela Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha e pela Associação de Plantio Direto no Cerrado, com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento.

A quinoa, com proteínas de alta qualidade, é um grão originário dos Andes da Bolívia e pode ser utilizada no consumo de cereais matinais. A Embrapa demonstrou o novo produto nos campos experimentais do evento, além de trigo, sorgo, feijão, feijão guandu, nabo forrageiro, mucunas e crotolárias. Esses cultivos foram apresentados pela Embrapa Trigo (Passo Fundo/RS), Embrapa Cerrados (Planaltina/DF), Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG) e Embrapa Arroz e Feijão (Goiânia/GO).

A Associação de Plantio Direto no Cerrado e seus associados mostraram trigo mourisco, aveia preta, milheto, sorgo, nabissa, nabo forrageiro e diversas leguminosas.

O 5º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha, com palestras, debates, minicursos e demonstrações em campo, visou mostrar as vantagens do plantio direto e da agricultura sustentada, em seus aspectos econômicos, técnicos e ecológico-ambientais. O plantio direto conserva o solo, elimina a poluição e assoreamento dos rios, lagos e represas, reduz o consumo de óleo diesel em até 75% e mantém a umidade do solo, deixando o agricultor menos dependente do clima para iniciar a semeadura.

O Brasil tem hoje cerca de 4,5 milhões de hectares de plantio direto, dos quais 1,5 milhão nos cerrados. Mais informações sobre a quinoa, na Embrapa Cerrados, com o pesquisador Carlos Spehar ou com a jornalista Rosângela Evangelista fone (61) 389-1171.  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/