01/07/96 |

Assentamentos produzem milho BR-473

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Pequenos agricultores de assentamentos rurais do País deverão colher, nesta safra, cerca de seis mil 400 toneladas do milho BR-473, variedade de alto valor proteico lançada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento. Esse será o primeiro resultado do programa que vem sendo desenvolvido pela Empresa em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra, que visa incrementar a produção do milho em assentamentos e contribuir para a autosustentação de comunidades carentes. O milho BR 473 possui elevados teores de lisina e triptofano, dois aminoácidos essenciais à alimentação humana.

O programa teve início com a distribuição de 46 toneladas de sementes do milho BR 473 aos agricultores de 15 assentamentos rurais dos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Foram plantados dois mil 136 hectares e beneficiadas duas mil 190 famílias. A idéia é possibilitar à população dos assentamentos uma alternativa alimentar de considerável valor nutricional e gerar excedentes de produção que serão empregados em programas de alimentação de creches públicas, merenda escolar e comunidades de baixa renda.

A Embrapa, por intermédio de suas unidades Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo - CNPMS (Sete Lagoas - MG)- e Serviço de Produção de Sementes Básicas - SPSB (Brasília-DF), está desenvolvendo programas semelhantes junto às comunidades indígenas de Caarapó e Dourados, no Mato Grosso do Sul e em outros assentamentos nos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. Todos os programas contarão com a participação dos órgãos estaduais de extensão rural e das prefeituras dos municípios envolvidos.

Numa segunda fase do convênio entre a Embrapa e o Incra, produtores, extensionistas, nutricionistas e merendeiras serão treinados para a produção e armazenamento de sementes de milho, armazenamento de grãos nas propriedades e avaliação nutricional do milho BR 473 na alimentação de populações subnutridas e no arraçoamento de suínos, aves e peixes. Receitas para o aproveitamento do BR-473 na merenda escolar e em creches já estão sendo desenvolvidas.

O milho BR 473 foi lançado pela Embrapa em 1994 e desde então tem sido usado na merenda escolar em municípios do estado de Minas Gerais. Além da sua qualidade proteica, a variedade tem ciclo precoce, apresenta altos índices de produtividade e é adaptável para plantio em todas as regiões do País.  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Milho 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/