01/07/96 |

Soja Conquista resiste ao cancro da haste

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Uma nova cultivar de soja, a MGBR-46, conhecida como "Conquista" e destinada a Minas Gerais e Mato Grosso, foi oficialmente lançada no início de março, em dia de campo realizado na Fazenda Boa Fé-Ma Shou Tao, no município de Conquista, Triângulo Mineiro, ao qual compareceram centenas de produtores rurais, jornalistas, autoridades, difusores e pesquisadores.

A cultivar "Conquista" é resultado de trabalho conjunto entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento (por intermédio da Embrapa Soja), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Epamig, a Associação dos Produtores de Sementes de Minas Gerais e a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária do Triângulo e Alto Paranaíba.

Com potencial produtivo de 3 mil kg por hectare, a cultivar "Conquista" é resistente ao cancro da haste, à mancha olho-de-rã, à pústula bacteriana e ao fogo selvagem, além de ser moderadamente resistente ao mosaico comum da soja. Apesar de não apresentar características inéditas - a produtividade e as resistências são encontradas em outras cultivares que já estão no mercado - a "Conquista" representa para os produtores rurais mais uma opção, dando-lhes assim mais segurança e garantias, inclusive em termos de oferta de sementes.

As sementes básicas estão sendo produzidas pela Embrapa (no SPSB de Sete Lagoas-MG), Epamig (Fazenda Experimental Getúlio Vargas, Uberaba-MG), Sementes Copamil-Cooperativa Agrícola Mista Iraí (Iraí de Minas), Sementes Coopadap-Cooperativa Mista dos Produtores do Plano de Assentamento do Alto Paranaíba (São Gotardo-MG), Sementes Boa Fé-Ma Shou Tao (Conquista-MG) e Sementes Hirofumi Kage (Guaíra-SP).

A Soja em números

O engenheiro-agrônomo Neylson Eustáquio Arantes, da Embrapa Soja e atuando na estação experimental da Epamig em Uberaba, apontou a importância econômica da soja no Brasil, plantada por cerca de 300 mil agricultores e gerando em torno de 389 mil empregos diretos e 778 mil empregos indiretos. Na micro-região de Uberaba, a soja é cultivada em 150 mil hectares, produzindo 330 mil toneladas, responsável por cerca de 5 mil empregos diretos e 10 mil empregos indiretos. A soja é o maior empregador da iniciativa privada na região de Uberaba, com mais postos de trabalho do que qualquer indústria", ponderou Neylson Arantes.

Ele apontou também o prejuízo trazido pelo cancro-da-haste, que tirou dos produtores e do Brasil, até agora, em torno de 300 milhões de dólares.

Produtividade

SOJA

(Produtividade em kg por hectare)

Brasil 2.100 Paraná 2.350 Rio Grande do Sul 2.000 São Paulo 2.100 Mato Grosso 2.300 Argentina 2.300 Estados Unidos2.450 Rep.Popular China1.800 Embrapa De 2.700 a 3.000

Os produtores que utilizam cultivares e tecnologias da Embrapa obtêm produtividade de 2.700 kg a 3.000 kg por hectare. Este ano, devido às condições excepcionalmente boas de clima, os produtores que utilizam cultivares e tecnologias da Embrapa, sem qualquer novo investimento, obtiveram, no Estado do Paraná, produtividade mais altas, que em muitos casos chegaram a 5.000 kg por hectare.  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Soja 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/