01/07/96 |

Pêra brasileira disputa mercado com as importadas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento acaba de lançar sua primeira cultivar de pêra, destinada aos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e região sul de Minas Gerais. Criada e desenvolvida na Embrapa Clima Temperado, unidade da empresa em Pelotas/RS, a nova pêra, de nome "Cascatense", é altamente produtiva, chegando a 30 toneladas por hectare, significativamente superior à média brasileira de 10 toneladas/hectare.

A pêra "Cascatense" pode ser plantada nas regiões daqueles cinco Estados que apresentem ao redor de 300 horas/frio intenso/ano (igual ou abaixo de 7,2º), floresce na segunda quinzena de agosto, é colhida em meados de janeiro, apresenta formato piriforme (de sino) e tamanho médio (120 gramas a 220 gramas por fruto). Sua polpa é branca, suculenta, parcialmente manteigosa, moderadamente aromática e bom sabor com 12º a 14º Brix (teor de açúcar).

A pêra brasileira ainda se mantém em áreas limitadas, devido à falta de cultivares adaptadas às condições locais, situação que poderá mudar a partir de agora, com o plantio da "Cascatense". A produção brasileira de pêra é de apenas 18 mil toneladas por ano - concentrada no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo - para um consumo nacional da ordem de 110 mil toneladas, a maior parte atendido pelo produto comprado dentro do Mercosul, principalmente da Argentina.

Mais informações: Embrapa Clima Temperado Fone: (0532) 75 8100 Fax: (0532) 75 8221  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas\Temperadas 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/