01/09/96 |

Embrapa busca parcerias no Japão

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento está buscando parcerias com capitais japoneses para investimentos em projetos agropecuários e florestais, para a produção de alimentos no Brasil. Essa foi a tônica da participação da Empresa na Exposição Brasileira no Japão e no Seminário Brasil de Oportunidades de Investimento realizados de 12 a 31 de março no Ikebukuro Exhibition Hall, em Tóquio, durante a visita do presidente Fernando Henrique Cardoso ao Japão.

A Embrapa apresentou dois tópicos no Seminário Brasil de Oportunidades de Investimento: 'a pesquisa agrícola e a agroindústria de alimentos no Brasil', com o qual pretende intermediar a formação de joint-ventures nipo-brasileiras para processamento de frutas, e outros alimentos; e 'o turismo ecocientífico da Embrapa, uma oportunidade de investimento compartilhado', que pretende criar uma alternativa econômica para as reservas ecológicas que pertencem à Empresa.

O Prodecer, Programa Nipo-Brasileiro de Desenvolvimento dos Cerrados, desenvolvido em conjunto pela Agência Japonesa de Cooperação Internacional, JICA, a Embrapa e a Companhia de Promoção Agrícola, Campo, é um dos melhores exemplos de cooperação internacional bem sucedida entre os dois países.

O Japão é o maior importador mundial de alimentos, com importações totais de US $ 275 bilhões em 1994. O Brasil participa com menos de 1% das compras japonesas, o que indica um bom potencial para crescimento para as suas exportações.

A Embrapa participou da exposição no Japão com um estande conjunto com o Sebrae, Codevasf e a Campo. Foram apresentados um banco de tecnologias, produtos e serviços selecionados com imediato interesse comercial, como castanha de caju, área de vitivinicultura e tecnologias para processamento de frutas tropicais como manga, banana, abacaxi, melão, maçã, caqui, goiaba, acerola e outras.  

Tema: A Embrapa\Cooperação Internacional 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/