01/11/96 |

Novas chefias são eleitas por seleção pública

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento) estabeleceu um sistema inédito no serviço público brasileiro para escolha das chefias de suas unidades descentralizadas. Ela criou uma espécie de concurso público para definir os novos chefes. Agora qualquer pessoa que atenda aos requisitos mínimos pode se candidatar a ser chefe de centros de pesquisa. O processo é aberto e a seleção, pública. A escolha é feita por uma banca que avalia desde o currículo do candidato até a sua proposta de trabalho para o centro de pesquisas.

Até o momento, 20 centros de pesquisa já têm chefias escolhidas desta maneira. Alguns deles, por exemplo, têm mais de cem pesquisadores atuando. O processo é transparente, democrático e privilegia a competência. Outras vantagens do sistema são a maior sintonia entre a Embrapa e a sociedade e a interação com a comunidade científica, que ajuda a empresa a cumprir melhor sua missão.

Entre os pré-requisitos para os candidatos estão: experiência em coordenação ou gerência de instituições de pesquisa e ensino, públicas ou privadas; curso de mestrado concluído; dez anos de experiência em atividades de Ciência e Tecnologia ou relacionada ao negócio agrícola. O candidato pode inclusive ser estrangeiro, bastando dominar o idioma português. O processo de seleção pública nos centros de pesquisa contou com cientistas brasileiros residindo em outros países. Um dos escolhidos inclusive não pertence à Embrapa, sendo oriundo de universidade.

Outra novidade é que o mandato do chefe não é de quatro anos. Ele, ao final de dois anos de mandato tem sua administração avaliada pela diretoria da Empresa e pode ou não ser reconduzido por mais dois anos.

A Embrapa é uma empresa da administração direta, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento. Possui cerca de 9.800 empregados distribuídos em sua Sede em Brasília, e em 39 unidades descentralizadas. Destas, 37 são centros de pesquisa distribuídos em praticamente todos os Estados brasileiros. A Empresa já gerou mais de 8.000 tecnologias.  

Tema: A Embrapa\A Instituição 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/