01/11/96 |

Experiências inovadoras são premiadas pela Enap

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa teve dois trabalhos vencedores do 1° Concurso Nacional de Experiências Inovadoras de Gestão na Administração Pública Federal., promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado (MARE).

Os trabalhos «Sistema de avaliação e premiação, para motivar e gerar resultados» e «Escolha de chefe de centro de pesquisa por seleção pública» ficaram entre o escolhidos pelo júri após uma seleção a partir de 140 experiências inscritas em diversas áreas. O objetivo do concurso é identificar alternativas para melhorar a eficiência da gestão governamental e a qualidade dos serviços prestados.

O prêmio será entregue no dia 28 de outubro, na Enap, e contará com a presença do ministro Bresser Pereira. O júri foi presidido pela presidente da Enap, Regina Sílvia Pacheco, e integrado por professores e especialistas em serviço público. A equipe vencedora receberá uma gravura de um artista plástico e diplomas individuais.

O Sistema de Avaliação e premiação, para motivar e gerar resultados da Embrapa inova ao reunir os resultados obtidos por centros de pesquisa e empregados. Além disso, distingue a premiação por resultados obtidos a partir do cumprimento de metas previamente negociadas.

O presidente da Embrapa, Alberto Duque Portugal, diz que o sistema está integrado ao novo ambiente de transformações e de modernização gerencial da Empresa. «Ele busca motivar os empregados a produzir e com melhor qualidade». A avaliação é para todas as unidades e todos os empregados e a premiação depende dos níveis de desempenho e resultados.

A escolha de chefe de centro de pesquisa por seleção pública, outro trabalho vencedor, é uma metodologia desenvolvida e implantada para seleção pública, segundo critérios técnicos, para Chefe dos 39 centros de pesquisas da Embrapa. O processo inclui novos critérios e procedimentos para o recrutamento, avaliação e seleção dos candidatos.

O sistema foi aplicado pela primeira vez em 1993, na Embrapa Gado de Leite (Coronel Pacheco-MG), e hoje já são 20 centros de pesquisa administrados por chefes selecionados por este sistema. Consiste na apresentação e defesa de um plano de trabalho com o candidato se submetendo a uma avaliação oral sobre sua experiência profissional a uma banca com sete pessoas, algumas delas não pertencentes à Embrapa. Pode concorrer qualquer pessoa que preencha os requisitos mínimos propostos, inclusive de fora da Empresa.

Alberto Duque Portugal explica que «além da ênfase na competência técnica e administrativa, é incentivado o envolvimento da sociedade, através de representantes, na escolha do administrador do centro de pesquisa e na proposta de trabalho a ser desenvolvida».  

Tema: A Embrapa\A Instituição 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/