01/11/96 |

Patenteado nos EUA método de sintetizar plástico

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O pesquisador Luiz Henrique Mattoso, da Embrapa Instrumentação Agropecuária, recebeu patente nos Estados Unidos por um novo método de síntese para se obter plásticos condutores de eletricidade. O método consiste na preparação, fabricação e produção dos condutores.

Esses plásticos, com moléculas de tamanho maior do que o normal e controláveis, possuem maior resistência mecânica e podem ser utilizados em baterias recarregáveis, dispositivos eletrônicos, sensores, capacitores, transistores, entre outras aplicações.

O trabalho foi realizado em parceria com os pesquisadores Sanjeev Manohar, de Cincinnati e Alan MacDiarmid, da Universidade da Pennsylvania, um dos inventores dos polímeros (plásticos) condutores, que já concorreu inclusive ao prêmio Nobel.

Luiz Mattoso é pesquisador da Embrapa, doutor em ciência e engenharia de materiais. Tem 34 anos e já possui mais de 100 trabalhos científicos publicados em revistas e anais de congressos nacionais e internacionais. Atualmente coordena um projeto envolvendo diversas instituições de pesquisa sobre o desenvolvimento de novos materiais para a industria automobilística com o uso de fibras vegetais.

Maiores informações podem ser obtidas na Embrapa Instrumentação, no telefone (016) 272 7722.  

Tema: A Embrapa\A Instituição 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/