01/11/96 |

Laboratório vai fazer quarentena de plantas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Centro Nacional de Pesquisa de Monitoramento e Avaliação de Impacto Ambiental, Embrapa Meio Ambiente, de Jaguariúna, SP, inaugurou em abril um novo laboratório de quarentena de organismos úteis para o controle biológico de pragas e outros insetos; uma estrutura com 920 metros quadrados de área construída, atendendo a padrões internacionais de segurança.

O laboratório foi credenciado pela Portaria n. 106, de 14 de novembro de 1991, da Secretaria Nacional de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura e Reforma Agrária, mas funcionava até então em estrutura improvisada, com dimensões físicas muito aquém do requerido pela demanda.

Sua função é subsidiar a Coordenação Geral da Defesa Sanitária Vegetal, emitindo pareceres técnicos sobre pedidos de introdução de inimigos naturais para controle de pragas, bem como dar apoio técnico ao Departamento Nacional de Defesa Vegetal em casos de erradicação de organismos e agentes de controle biológico, quando perigosos para a agricultura nacional.

O Laboratório de Quarentena da Embrapa Meio Ambiente foi denominado Laboratório de Quarentena 'Costa Lima', em homenagem a Ângelo Moreira da Costa Lima (1887-1964), especialista em insetos (entomologista), brasileiro, diplomado em 1910 pela Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro. Ele foi professor de entomologia da Escola Nacional de Agronomia (1914-1956) e biologista do Instituto Osvaldo Cruz.

Fundador e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, Costa Lima estudou praticamente todos os grupos de insetos brasileiros. Publicou 344 trabalhos de 1914 e 1963, entre eles o monumental 'Insetos do Brasil', editado em 12 tomos de 1939 e 1962 e ainda incompleto. Outro trabalho de destaque é o Terceiro Catálogo dos Insetos Que Vivem nas Plantas do Brasil (1936).  

Tema: Atividades Temáticas\Meio Ambiente 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/