01/04/97 |

Pioneiro, primeiro capim elefante para pastejo rotativo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, está lançando o capim elefante Pioneiro, o primeiro do mundo destinado ao uso em pastejo rotativo.

São muitas as vantagens dessa cultivar, que, comparada a outras, produz, em média, 30% a mais de matéria seca por ano. As touceiras apresentam formato aberto com crescimento vegetativo vigoroso e rápida expansão, ocupando rapidamente as falhas existentes na pastagem, o que resulta em maior cobertura do solo. Uma característica importante é a boa aceitação por parte do gado no tocante ao sabor (boa palatabilidade)

O capim elefante é uma forrageira tropical com boa adaptação em todo o Brasil, sendo considerada como uma das espécies mais promissoras para formação de pastagens. O uso do capim elefante sob pastejo rotacionado possibilita a obtenção de produtividade acima de 15.000 kg de leite/ha/ano. A média nacional de produção de leite a pasto é de 1000 kg de leite/ha/ano.

Quando comparada a outros países, a pecuária de leite brasileira possui baixa produtividade, em torno de 800 litros/ha/ano. Na Argentina, essa produção é da ordem de 2000 litros/ha/ano. Um dos fatores desse atraso é a baixa produtividade e qualidade das pastagens.

A Embrapa está pesquisando cultivares de capim elefante com propagação por meio de sementes, o que virá a facilitar o plantio, levando desse modo a uma maior adoção por parte dos produtores.

Mais informações: Embrapa Gado de Leite Tel.: (032) 215 8550 Fax: (032) 224 3454  

Tema: Produtos Agropecuários\Pecuária e Pastagens\Pastagens 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/