01/04/97 |

Ministro da Agricultura apresenta cultivares de milho em Sete Lagoas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Ministro da Agricultura e do Abastecimento, Arlindo Porto, e o Presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, Alberto Duque Portugal, lançaram na sexta-feira, 10 de outubro, na Embrapa Milho e Sorgo, na Rodovia MG 424, km 65, em Sete Lagoas, MG, duas cultivares de milho - o híbrido BR 2121, com alta qualidade protéica, e o milho Saracura, uma variedade tolerante ao encharcamento temporário, própria para o plantio em várzeas.

Arlindo Porto também inaugurou o Laboratório de Automação Agropecuária da Embrapa Milho e Sorgo. A unidade foi criada para agregar especialistas em torno de projetos integrados reunindo indústria, pesquisa e usuários e acelerar a introdução de inovações tecnológicas no País. Serão utilizadas as ferramentas mais modernas para automatizar a cultura de grãos do País como a aquisição automática de dados, modelos de simulação, sistemas de informações geográficas e bancos de dados agrícolas. O Laboratório de Automação Agropecuária da Embrapa também fará desenvolvimento de máquinas e equipamentos agrícolas e testes de equipamentos.

Milho Saracura

O milho Saracura vem sendo selecionado há doze anos pela Embrapa Milho e Sorgo, para tolerância ao encharcamento do solo, característica que as cultivares de milho disponíveis no mercado normalmente não têm. O nome Saracura é uma referência à ave comumente encontrada em terrenos alagadiços.

O novo milho da Embrapa é próprio para plantio em áreas de várzea ou com excesso temporário de água e pode ser usado para produção de grãos, milho verde e forragem. Apesar de ser tolerante ao encharcamento do solo durante o seu crescimento, as sementes do milho Saracura apenas germinam em solo úmido não encharcado. Seus grãos são do tipo semiduro, com cor laranja e têm excelente aceitação no mercado.

BR 2121

O milho BR 2121 é o primeiro híbrido duplo de alta qualidade protéica e produtividade no campo desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo. Apresenta ciclo precoce, elevado potencial de produtividade e tem como vantagem grãos com teores médios dos aminoácidos essenciais, triptofano (0,09%) e lisina (0,40%), 50% superiores aos do milho comum. Além disso, esse milho possui excelente valor energético (4,5% de óleo).

O Prêmio Nobel da Paz, Dr. Norman E. Borlaug, considera que cultivares de milho QPM, como o BR 2121, podem mudar muitos dos conceitos de nutrição e se constituírem num alimento essencial para populações carentes. Devido ao seu maior valor biológico, a proteína dos grãos do BR 2121 é melhor aproveitada pelo organismo humano e de animais monogástricos, como suínos, aves, peixes e eqüídeos.

Sorgo Forrageiro

O ministro da Agricultura vai lançar ainda uma variedade de sorgo forrageiro de alta qualidade e tolerância à acidez do solo, para atender à crescente demanda dos setores da pecuária de corte e de leite por uma silagem de alta qualidade. O sorgo BR 700 é um híbrido forrageiro desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo. Ele produz de 30 a 40 toneladas de massa verde por hectare, e de 4 a 5 t/ha de grãos.

O BR 700 possui ainda uma característica única: a tolerância à acidez do solo, comum em áreas sob vegetação de cerrado. Além disso, apresenta resistência ao acamamento, maior estabilidade de produção e tem se adaptado muito bem a diferentes sistemas de plantio, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Ele é preferencialmente indicado para plantios de verão.

O BR 700 é um híbrido precoce, cujo período de florescimento ocorre entre os 65 e 75 dias após o plantio. Seu ponto ideal de corte para silagem está entre 85 a 100 dias, quando os grãos apresentam-se em estádio leitoso/pastoso e a planta contém em torno de 30% de matéria seca.

O material ensilado possui cerca de 60% de digestibilidade (in vitro) da matéria seca e 8,5% de proteína bruta. A massa verde do BR 700 tem, em média, 30% de panículas, 10% de folhas e 60% de colmos, com alta sanidade de folhas e grãos.

Suas plantas apresentam colmos secos, panículas semi-abertas, grãos de cor castanha, com endosperma semiduro, peso médio de 30 g/1.000 grãos e alcança rendimento de rebrota de até 60% ao do obtido no primeiro corte.

Mais informações: Embrapa Milho e Sorgo: José Heitor Vasconcelos - Área de Comunicação Empresarial Telefone: (031) 779 1000 Fax: (031) 779 1088 Email: heitor@cnpms.embrapa.br  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Milho 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/