01/04/97 |

Câmara faz audiência sobre o Trigo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Chefe da Embrapa Trigo, Benami Bacaltchuk, proferiu palestra no 4 de dezembro, na Comissão de Economia, Indústria e Comércio. da Câmara dos Deputados.

A audiência visava debater o projeto de lei do deputado Nelson Marchezan (PSDB-RS) que abrange desde o crédito básico até taxas restritivas de importação. Para Benami este projeto vem em boa hora, pois a triticultura necessita de uma definição.

Para ele é fundamental que o Brasil defina o quanto de trigo quer produzir para abastecimento, a forma como o trigo será priorizado e desenvolvermos uma produção que além do abastecimento interno, possa servir para exportação.

Com relação ao Mercosul, Benami disse que a triticultura seria beneficiada se o trigo brasileiro fosse comercializado com o trigo argentino para outros mercados. O pesquisador chamou a atenção para a demanda crescente do trigo e no entanto a capacidade produtiva mundial vem se mantendo entre 530 e 600 milhões de toneladas há quase dez anos.

Benami disse que os problemas na triticultura são muito mais de ordem política estrutural do que técnica. O trigo nacional precisa de posição consistente do governo, e, mais do que nunca, a questão é definir, enquanto é tempo, quanto dinheiro será posto à disposição para comercialização da próxima safra e que atitudes serão tomadas em relação ao custo irreal de transporte, armazenagem e carregamento portuário.  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Trigo 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/