01/04/97 |

Lançadas 17 novas cultivares de soja

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O ministro da Agricultura e do Abastecimento, Arlindo Porto, lançou, no dia 26 de fevereiro, em Londrina (PR), dezessete cultivares de soja e o zoneamento agroclimático para a cultura da soja e milho no Paraná. A Embrapa apresentou, também, em pré-lançamento, um híbrido e duas cultivares de milho e uma de sorgo. O ministro lançou, ainda, a Campanha de Redução de Perdas na Colheita , safra 96/97, naquele estado.

As dezessete cultivares de soja foram desenvolvidas por melhoristas do Embrapa Soja e representam o fim de um dos mais sérios problemas enfrentados pelos produtores brasileiros: o cancro da haste. Esse mal se alastrou rapidamente pelo Brasil porque os produtores não contavam com variedades resistentes ao fungo Phomopsis f. sp meridionalis causador da doença. Desde que apareceu em 1989 os produtores de soja já tiveram prejuízos de mais de R$300 milhões.

Quanto às cultivares em pré-lançamento, o milho híbrido duplo de milho (BR-2121) foi desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo. O novo produto tem altos teores de lisina e triptófano, dois aminoácidos essenciais para a alimentação humana e animal. O Br-2121 pode substituir parte dos concentrados utilizados na formulação de rações para aves e suínos, diminuindo, assim, os custos de produção das granjas.

Zoneamento Agroclimático

O trabalho de zoneamento agroclimático delimita as áreas com menor risco de insucesso ao desenvolvimento das culturas do milho e da soja. Foram definidas áreas com maior ou menor probabilidade de ocorrência de déficit hídrico durante a fase mais crítica da cultura, caracterizadas como favoráveis, intermediárias e desfavoráveis, em função das diferentes épocas de semeadura, das disponibilidades hídricas de cada região, do consumo de água nos diferentes estágios de desenvolvimento da cultura, do tipo de solo e ciclo da cultivar.

O zoneamento agroclimático envolveu diversas instituições como a Embrapa, Ministério da Agricultura e do Abastecimento, Instituto Agronômico do Paraná, Instituto Nacional de Meteorologia, Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos da UnB e o Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica.

O ministro da Agricultura participou ainda em Londrina, do encerramento do Seminário «A problemática e a perspectiva de comercialização do milho e da soja».  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Soja 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/