01/04/97 |

Soja vai complementar alimentação de crianças em Londrina

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Cerca de 900 crianças e adolescentes carentes de Londrina e suas famílias vão receber a partir desse mês uma alimentação mais nutritiva. Esse é o resultado do projeto cooperativo entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, Rotary Club Londrina Universidade e a Escola Profissionalizante e Social do Menor de Londrina (Epesmel), que vai introduzir a soja em forma de alimentos ("leite", pão, bolos e inúmeros outros derivados do grão) na alimentação de crianças assistidas pela Epesmel.

O lançamento do projeto cooperativo aconteceu na sede da Epesmel em Londrina, onde 300 crianças e a imprensa receberam um café da manhã reforçado. Um evento que marcou os 11 anos da criação do Rotary Club Londrina Universidade. O evento contou também, com a presença de autoridades do município de Londrina, o chefe da Embrapa Soja, José Francisco Ferraz de Toledo e o governador do distrito rotário, Moacir Veras.

O projeto cooperativo entre as instituições faz parte do Programa "Soja na Mesa" - uma alternativa para enriquecer a alimentação do brasileiro, lançado pela Embrapa no ano passado e que pretende mostrar à sociedade que a soja é uma alternativa saborosa e nutritiva para a população de todas as classes sociais.

O chefe da Embrapa Soja, José Francisco Ferraz de Toledo lembra que o Brasil é o principal exportador de farelo de soja (32% do mercado mundial), o que representa 75% da produção brasileira. "Isso significa que um alto percentual de proteína de excelente qualidade é exportado, enquanto que, o mercado interno se concentra no consumo de óleo e ração animal" - enfatiza.

A Embrapa Soja quer mudar esse quadro mostrando, na prática, a soja como fonte proteica de qualidade superior a dos outros vegetais, e por apresentar compostos que funcionam na prevenção de doenças, é uma alternativa saudável de alimentação, principalmente quando se considera a disponibilidade da soja no país.

É Toledo quem lembra também que a Embrapa desenvolveu técnicas de preparo da soja capazes de tornarem o grão matéria prima para a culinária tradicional brasileira. Em outras palavras, a soja pode se tornar alimento muito saboroso e muito nutritivo. Hoje é possível comer soja sem gosto de soja. Mais de 200 receitas

A Cozinha Experimental da Embrapa Soja já desenvolveu mais de 200 receitas que foram publicadas em dois livros de receitas. O treinamento em culinária de soja é outra estratégia que a Embrapa Soja vem adotando para que as famílias brasileiras possam introduzir pratos de soja em suas refeições. Áté agora foram treinadas 6300 pessoas, além de divulgação das propriedades da soja como alimento, feita em congressos, exposições agropecuárias e encontros técnicos.

Ao mesmo tempo, o Programa Soja na Mesa procura parceiros para desenvolver trabalhos conjuntos. A exemplo da Epesmel, outras entidades podem participar do Programa da Embrapa.

Mais informações: Embrapa Soja Tel.: (043) 371 6000 Fax: (043) 371 6100  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Soja 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/