01/04/97 |

Tecnologia amplia período de colheita da uva

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Os consumidores brasileiros já podem encontrar uva de mesa sem semente no mês de novembro. Trata-se da cultivar Vênus, desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, indicada para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e com potencial para o Noroeste de São Paulo. Por se tratar de cultivar precoce (produz antes da época tradicional de colheita), a uva Vênus beneficia o consumidor e produtor. O primeiro pode encontrar o produto 50 dias antes da safra tradicional, enquanto que o produtor pode conseguir melhores preços, ao colocar sua uva no mercado ainda na entressafra.

Outra contribuição da Embrapa, para ampliar a época de oferta de uva de mesa, é o desenvolvimento de tecnologias para a Niágara no noroeste de São Paulo, que irão permitir disponibilidade do produto ao longo do ano. Isto dá ao viticultor uma nova opção de produção e renda, utilizando justamente a uva de mesa mais plantada e mais consumida no País, que se distingue por sua coloração rosada e aroma muito atrativo.

A nova cultivar Vênus e as técnicas para a Niágara ampliam, portanto, em quatro meses, a época de safra de uva de mesa no Brasil. A safra tradicional se dá de final de dezembro a fevereiro.

Mais informações: Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS) Jornalista Fernando Taroco Tel.: (054) 451 2144 ramal 151 Fax : (054) 451 2792  

Tema: Produtos Agropecuários\Frutas\Temperadas 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/