01/04/97 |

Nova variedade resiste ao nematóide do cisto

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Os produtores de soja de Minas Gerais já podem utilizar a nova cultivar de soja resistente ao nematóide-de-cisto, uma das principais ameaças às lavouras brasileiras. Chamada de "Renascença" (ou MG/BR-54), a variedade foi desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e do Abastecimento, e pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais-Epamig e é recomendada para esse Estado.

Desde o seu aparecimento, em 1992, o nematóide-de-cisto já causou enormes prejuízos aos agricultores do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. As perdas variam de 15% a 25%, conforme a região. A área infestada, em todo o Brasil, foi de cerca de 1,7 milhão de hectares na safra 1995/96, sobre uma área total de 11,7 milhões de hectares. Os prejuízos anuais chegam a 300 milhões de dólares, quando computadas as perdas causadas pelo nematóide-de-cisto e pelo cancro-da-haste.

Só em Minas Gerais, com infestação de 25%, os prejuízos chegaram a cerca de 61 milhões de reais, correspondentes a 235 mil toneladas perdidas.

Além de resistente ao nematóide, a "Renascença" apresenta produtividade 8% superior às cultivares atualmente usadas. Ela é resistente também a outras doenças, como o cancro-da-haste, a mancha olho-de-rã, a pústula bacteriana e o oídio.

A nova cultivar foi desenvolvida em apenas cinco anos, fato inédito no mundo, em se tratando de trabalho de melhoramento genético. Nos Estados Unidos, a primeira cultivar resistente a essa doença levou 12 anos para ser lançada no mercado.

O trabalho de pesquisa foi feito pela Embrapa e pela Epamig, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Triângulo e Alto Paranaíba, Associação dos Produtores de Sementes de Minas Gerais e a Cooperativa Agrícola Mista de Iraí-Copamil.

Mais informações: Embrapa Soja Tel.: (043) 320 4166 Fax: (043) 371 6102  

Tema: Produtos Agropecuários\Grãos\Soja 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/