01/04/97 |

Pesquisa de café é unificada e recebe reforço

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

As diversas instituições que trabalham com pesquisa de café passam agora a atuar de maneira coordenada e com mais recursos. Foi instituído, no final de fevereiro, em Vitória (ES), o Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café), constituído inicialmente por nove instituições de pesquisa, coordenadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa e que vai conceber e executar o Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Café.

O Consórcio desenvolverá projetos de pesquisa atendendo às demandas do consumidor e da cadeia do negócio café, como cafeicultores, cooperativas, indústrias de torrefação, de café solúvel e exportadores. Os recursos necessários virão dos próprios órgãos que compõem o CBP&D/Café, da iniciativa privada e principalmente do Funcafé, gerido pelo Conselho Deliberativo da Política do Café, que terá papel preponderante na definição das diretrizes e prioridades do programa. O Consórcio está aberto à adesão de outras instituições públicas e privadas e não terá instalações próprias, utilizando locais físicos e equipamentos dos órgãos de pesquisa associados.

Após a cerimônia de fundação do Consórcio, foi realizada a primeira reunião do Conselho Diretor - cujo titular é o presidente da Embrapa, Alberto Duque Portugal - e que tem representantes da Embrapa, do Instituto Agronômico do Paraná-IAPAR (Secretaria da Agricultura do Paraná), Instituto Agronômico de Campinas-IAC (Secretaria da Agricultura de São Paulo), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais-Epamig, Empresa Capixaba de Pesquisa Agropecuária-Emcapa, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio de Janeiro-Pesagro, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de Lavras, Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola-EBDA e Secretaria de Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura e do Abastecimento.

O passo inicial para a formação do Consórcio foi dado em agosto do ano passado, por meio de protocolo de intenções assinado pelos ministros Arlindo Porto, da Agricultura e do Abastecimento, e Francisco Dornelles, da Indústria, do Comércio e do Turismo.  

Tema: Produtos Agropecuários\Matérias Primas\Café 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/